China: companhias de lácteos apostam em probióticos

Publicado por: MilkPoint

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As companhias de lácteos chinesas estão apostando no mercado de probióticos, com uma grande quantidade de novos produtos contendo essas bactérias sendo lançada nas últimas semanas, informa reportagem de Dominique Patton para o site Dairy Reporter.

Todas as principais empresas do setor de lácteos da China lançaram produtos probióticos ou estenderam suas linhas de produtos desde o início de junho, mostrou uma pesquisa da Mintel's Global New Products Database (GNPD).

Por exemplo, a Yili lançou uma nova embalagem de 390 gramas com uma colher grátis para seu iogurte com pedaços de frutas, Big Pieces Fruits Aloe, e para o iogurte, Kiwifruit Yogurt, com a bactéria LGG, licenciada pela firma finlandesa Valio. A empresa já oferece os produtos em embalagens de 125g, 200g, 500g e 950g, bem como um iogurte de beber de 200g. A bactéria probiótica LGG pode ajudar com o crescimento da cultura dentro do corpo, melhorar os sistemas imunológico e digestivo, ajudar com diarréia e reduzir alergias, de acordo com a companhia.

A Mengniu, outra das três maiores companhias de lácteos da China, lançou um iogurte probiótico sabor morango que tem 200 milhões de bactérias probióticas por 1000 gramas, incluindo Lactobacillus bulgaricus, Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium e Lactobacillus acidophilus fornecidos pela Chr Hansen.

Ao mesmo tempo, a principal rival da Mengniu, a Bright Dairy, lançou o Abioo Jianneng Yogurt com sabor de uva, contendo 100 milhões de bactérias probióticas por 1000 gramas, incluindo Lactobacillus bulgaricus e Lactobacillus acidophilus. Este produto está disponível em embalagem de 190g ou para beber, em garrafa de 580g.

O grupo francês Danone, um dos primeiros a introduzir iogurtes probióticos na China, também está inovando neste setor, introduzindo iogurtes de kiwi e pepino com a bactéria BE80, que torna a pele mais saudável e macia e beneficia a saúde em geral.

A tendência por probióticos, que começou somente há dois anos na China, também está afetando as pequenas empresas.

As empresas fornecedoras de culturas probióticas Danisco e Chr. Hansen disseram que a demanda por probióticos está crescendo em 30% ao ano, graças à rápida ação das grandes empresas, como Mengniu e Bright Dairy. A Danisco disse que a demanda por esses produtos é direcionada ao aumento no consumo de lácteos, particularmente entre os consumidores mais afluentes, bem como à crescente conscientização sobre seus efeitos preventivos para a saúde.

Embora o consumo de produtos lácteos na China continue pequeno, o setor, especialmente o de iogurtes, está crescendo rapidamente. As vendas de iogurte estão aumentando 40% por ano a cada ano.

A China tem um sistema similar ao do Japão na regulamentação de alimentos que beneficiam a saúde, o sistema "FOSHU", que determina que um dossiê de evidências dos benefícios para a saúde de um alimento particular seja enviado ao Ministério da Saúde da China para aprovação antes que o produto possa trazer o rótulo de "alimento saudável".

Muitas companhias de lácteos não fizeram esse dossiê. Entretanto, enquanto algumas ainda fazem afirmações leves, especialmente relacionadas ao sistema digestivo, outras incluem bactérias probióticas sem explicar seus benefícios.

Neste cenário, as fornecedoras de culturas estão tentando aumentar o entendimento do consumidor para ajudar a aumentar seus negócios de probióticos.
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