ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China amplia investigação de lácteos e avalia possível abuso de dominância de mercado da Tetra Pak

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2013

2 MIN DE LEITURA

2
0
A China está ampliando suas investigações sobre a indústria de alimentos e de lácteos incluindo a companhia de embalagem, Tetra Pak Group, por um possível abuso de dominância de mercado.

A Administração Estadual para Indústria e Comércio organizou mais de 20 de suas agências regionais para investigar as alegações, disse seu diretor, Zhang Mao. A Administração também está investigando 23 casos de possíveis violações de monopólio, segundo informações de seu site na internet.

A investigação da Tetra Pak é o último sinal das investigações das operações de companhias estrangeiras na segunda maior economia do mundo. As unidades de nutrição infantil da Nestlé SA e da Danone estão cortando alguns preços após o país ter reportado em 2 de julho que o governo começou a avaliar possíveis fixações de preços pelas produtoras globais de fórmulas infantis. As indústrias farmacêuticas, incluindo GlaxoSmithKline Plc, estão sendo avaliadas separadamente.

A Tetra Pak foi solicitada pelas autoridades chinesas a fornecer informações sobre seus negócios na China há algumas semanas, disse o porta-voz, Christopher Huntley. “Não temos nenhuma informação sobre uma investigação formal”. A informação requerida foi “muito abrangente” e a companhia está cooperando, disse ele, não informando mais detalhes.

A Tetra Pak, que entrou no mercado chinês em 1972, processa alimentos, incluindo lácteos e leite, bem como sorvetes, de acordo com seu site. A companhia tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai e fábricas nas cidades de Pequim, Foshan, Kunshan e Hohhot.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que assumiu o cargo em março, comprometeu-se a erradicar abusos de consumo. A Apple Inc. e a Yum! Brands Inc. estão entre as companhias estrangeiras que tiveram que se desculpar nesse ano com os consumidores chineses após autoridades começarem investigar suas operações.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China começou uma investigação dos preços das fórmulas infantis vendidas pela Nestlé e outras companhias estrangeiras, incluindo Mead Johnson Nutrition Co., Abbott Laboratories, e a produtora holandesa, Royal FrieslandCampina NV. A companhia doméstica Biostime International Holdings Ltd. também está sendo investigada. A NDRC tem evidências que mostram que seus preços aumentaram em cerca de 30% desde 2008, o mesmo ano em que o leite em pó contaminado com o composto químico melamina matou pelo menos seis bebês, gerando desconfiança entre os consumidores chineses no leite local e direcionando-os a comprar marcas estrangeiras.

A Fonterra Cooperative Group Ltd., maior exportadora mundial de lácteos, foi contatada em uma “ampla investigação dos produtos lácteos aos consumidores na China” e está cooperando com as autoridades, disse a companhia. Nestlé e Danone baixaram os preços de seus produtos após as investigações (veja matéria relacionada: Nestlé e Danone cortam preço de leite em pó depois de investigações na China ).

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2013

Ja pensaram se estas atitudes fossem tomadas no Brasil o que naõ aconteceria? Parabens ao governo Chines.

Abraços Homilton
RAONI BENI CRISTOVAM

DRACENA - SÃO PAULO - ZOOTECNISTA

EM 10/07/2013

É assim mesmo que as coisas funcionam em países sérios. Parabéns ao povo chinês.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures