O setor leiteiro do Chile está preocupado com problemas causados por alterações no câmbio e aumento nos custos de energia, que ocorrerá no país a partir de março de 2007. A este cenário se adiciona ainda o explosivo aumento nas importações de leite da Argentina.
Diante disso, a Associação Gremial de Produtores de Leite de Osorno (Aproleche) apresentará nos próximos dias essas questões à Comissão de Distorções do Banco Central, e pedirá um aumento nas tarifas de importação aos produtos lácteos argentinos.
O gerente da Aproleche, Michel Junod, considera que, com a desvalorização da moeda argentina, os produtos deste país se tornaram artificialmente mais competitivos. Além disso, os produtores chilenos questionam se a Argentina cumpre com os padrões de sanidade animal e exigências ambientais que funcionam no Chile.
Segundo a Oficina de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa), entre janeiro e maio de 2006, o Chile importou US$ 28,6 milhões em produtos lácteos da Argentina, o que representa um aumento de 230% frente ao valor registrado no mesmo período do ano anterior.
A reportagem é do El Mercúrio.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.