Começou a reduzir a distância mantida entre as companhias chilenas Soprole - subsidiária da neozelandesa Fonterra - e Nestlé, desde que a Comissão Preventiva Central do Chile (CPC) emitiu uma determinação que obriga ambas as empresas a informar qualquer aproximação relacionada com a constituição no país da chamada Dairy Partners Américas (DPA), aliança estratégica entre a multinacional suíça e a Fonterra.
Isso porque a Nestlé Chile S.A. acaba de apresentar à Soprole uma proposta para formar uma aliança estratégica no setor de leites fluidos em todas as suas formas, iogurtes em todas as suas formas, e sobremesas refrigeradas (lácteas e não lácteas), incluindo "petit suisse", e sucos e néctares de frutas.
Desta forma, a Nestlé e a Soprole replicariam no Chile um modelo similar à DPA, que a multinacional suíça tem com a Fonterra (que controla 56,8% da Soprole) em vários países do mundo. Esta iniciativa não tinha sido viável no Chile até agora por diferenças entre o controlador e os minoritários da Soprole, a Fundação Isabel Aninat, que possui 27% da empresa.
Segundo a Fonterra, a aliança não implicaria em criar a DPA no Chile. A Nestlé Chile considera a possibilidade de formar com a Soprole uma terceira sociedade onde cada uma teria 50% da propriedade para abordar exclusivamente os negócios acordados sendo que, segundo a Nestlé, ambas as empresas continuariam competindo em outras categorias lácteas, com leite em pó, leite condensado, creme de leite, entre outros.
Na prática, a estratégia implica em integrar as operações de produção, comercialização e venda para gerar eficiências e sinergias entre ambas as empresas. Não se trata de fusão, mas sim, da criação de alianças por partes iguais com a Nestlé.
Segundo o presidente da Soprole, José Luis Letelier, agora o cenário é bem mais favorável do que nos anos anteriores, quando a aliança com a Nestlé exigia que a empresa integrasse mais de 50% de seus ativos à nova sociedade, o que requereria a aprovação de 2/3 dos acionistas, algo inalcançável considerando a oposição dos sócios minoritários.
Letelier disse que a Soprole está estudando a proposta. Caso seja aprovada, ambas as companhias entrariam em um processo de diligência para definir os termos concretos do acordo que finalmente estará sujeito à posterior aprovação pelo Tribunal de Defesa da Livre Competição (TDLC). Apesar de aliança não significar a fusão de ambas as companhias, a Fiscalía Nacional Econômica informou que vai investigar o tema.
A reportagem é de Karina Ferrando para o Diario Financiero.
Chile: Soprole e Nestlé negociam aliança estratégica
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.