Chile: presidente da Fedeleche nega queda de preços

"As condições objetivas do mercado lácteo doméstico e internacional mostram claramente que a situação está muito longe da queda que alguns membros marginais do mercado nacional estão promovendo para a próxima temporada primavera-verão", disse o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Enrique Figueroa, em um comunicado divulgado pela entidade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

"As condições objetivas do mercado lácteo doméstico e internacional mostram claramente que a situação está muito longe da queda que alguns membros do mercado nacional estão promovendo para a próxima temporada primavera-verão", disse o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Enrique Figueroa, em um comunicado divulgado pela entidade.

Ele disse que há algumas semanas vem correndo rumores que anunciam baixas nos preços do leite fresco para a última parte da campanha de 2008, situação que atribuiu a "uma estratégia de desinformação e especulação que busca gerar um clima artificial de incertezas que não tem nada a ver com as projeções sérias do setor".

Figueroa disse que nas últimas semanas, a nível mundial, têm melhorado todos os prognósticos econômicos, tanto de crescimento geral, como da economia (sobre os 4% anuais para 2008, segundo o Fundo Monetário Internacional), e como de crescimento na demanda específica de lácteos, "o que significa que a demanda continuará maior que a oferta setorial".

Esses sinais, segundo ele, são consistentes com os investimentos que estão sendo desenvolvidos e projetados por vários membros relevantes do setor leiteiro do Chile, de forma que essas previsões de baixa de preços não se sustentam.

Quanto ao suporte excesso de estoque usado como argumento para sustentar uma eventual baixa no preço pago ao produtor, Figueroa disse que "é outra especulação sem base", dizendo que não foram apresentados dados concretos. Além disso, ele disse que o tipo de câmbio tem dado sinais de recuperação, o que tornam mais atrativas as vendas ao exterior.

"Além disso, nossos preços de venda de leite hoje estão em níveis similares aos do ano anterior, o que quer dizer que já perdemos 9% de inflação dos últimos doze meses, com aumento de nossos custos que já superam 50% no mesmo período. Diante dessa evidência, o próprio Ministério da Agricultura tem reconhecido a conveniência de que nosso preço, pelo menos, se mantenha na campanha primavera-verão".
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?