Diferentemente do que ocorre ano após ano, a maior parte das indústrias de lácteos do Chile anunciou que não baixará os preços do leite fresco durante setembro e outubro. O valor médio de junho, que alcançou 125 pesos chilenos ( 0,19 centavos de dólar) por litro se manterá este mês e o próximo, afirmou o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Ricardo Michaelis.
Isso porque as empresas Watt's e Nestlé já determinaram seus preços. A multinacional neozelandesa Soprole, líder do setor no Chile, foi um passo a frente: anunciou que conservará os preços neste nível até abril do próximo ano.
Esta é uma importante notícia para os produtores chilenos, acostumados com o fato de que na primavera as indústrias "castigam" o setor produtivo porque a oferta de leite aumenta devido à redução dos custos de produção em relação ao inverno.
Um exemplo do que esta situação produz ocorreu no ano passado: em outubro o preço médio do leite em nível nacional no Chile caiu 18%.
Segundo Michaelis, esta é uma reação das companhias à diminuição da recepção de leite nas plantas processadoras, provocadas pela brusca queda dos preços ocorrida durante 2002 e o primeiro semestre de 2003. Isso porque entre janeiro e junho de 2001, o valor médio nacional acumulado alcançou 124 pesos chilenos ( 0,19 centavos de dólar) e, em 2002, caiu bruscamente para 110,8 pesos chilenos ( 0,17 centavos de dólar) e, em 2003, para 106,8 pesos chilenos (0,16 centavos de dólar).
Como em 2002 as indústrias reduziram bastante o preço do leite devido à sobre-produção de leite fresco, este ano, muitos produtores chilenos deixaram a atividade e optaram por não aumentar seus rebanhos ou não adubar os pastos, explicou o presidente da Fedeleche.
Durante o período de janeiro a julho deste ano, a recepção de leite nas plantas diminuiu 5,3%, quando comparada com o mesmo período de 2002 e 4,6% com relação aos mesmos meses de 2001, e alcançou o volume de 821,3 milhões de litros, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Ministério da Agricultura e pela Fedeleche.
Apesar desta boa notícia, os produtores de leite do Chile não devem cantar vitória antes do tempo, segundo Michaelis. Esta manutenção dos preços é conjuntural e não pode ser considerada como um sinal para se fazer mudanças estruturais, advertiu ele. Se os produtores reagirem demasiadamente a este fato, poderão fazer com que a indústria volte a reduzir o preço do leite.
Acordo
A ponto de fracassar esteve o "histórico" acordo que os produtores, as indústrias e o Governo do Chile chegaram há dois meses, com o objetivo de criar uma comissão técnica tripartite que fixaria as variáveis que seriam consideradas no momento de se determinar o preço que as indústrias devem pagar a seus fornecedores.
No entanto, este acordo esteve a ponto de fracassar porque os produtores não somente queriam que fossem fixadas variáveis que podem determinar o valor do leite - como é o caso do preço de exportação, de importação, estacionalidade, o tipo de câmbio e o consumo interno, entre outros -, mas também, buscavam estabelecer a porcentagem ou peso de cada uma no momento de negociar com as indústrias. O problema é que, segundo fontes do setor, isso permitiria fixar o valor, eliminando a possibilidade de negociação.
Para evitar o fracasso total do acordo, em 10 de setembro, os técnicos e dirigentes do Ministério da Agricultura se reuniram. Finalmente, os produtores concordaram em estabelecer somente quais seriam as variáveis - não mais de oito ou nove -, e não a ponderação de cada uma delas. Além disso, eles concordaram com as fontes de onde as informações devem ser obtidas - Banco Central, por exemplo -, e a periodicidade para se observar o grupo de variáveis.
Em 23/09/03 - 1 Peso Chileno = US$ 0,001543
648,030 Peso Chileno = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: El Mercúrio (por Teresa Correa), adaptado por Equipe MilkPoint
Chile: Preço do leite não será reduzido na primavera
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.