A Danone do Chile abriu uma investigação contra a Soprole - subsidiária da Fonterra - no Tribunal de Defesa de Livre Competição e solicitou que esta pagasse uma multa de 20 mil unidades tributárias anuais (UTA), ou seja, US$ 14,2 milhões, a benefício fiscal, além de todos os custos gerados pelo conflito começado em fevereiro.
A investigação, que consta de 20 páginas, questiona diversas práticas desenvolvidas pela Soprole e seus administradores "que tem tido como objetivo infringir a livre competição ao impedir e paralisar a entrada da Danone no mercado chileno de iogurtes". As petições incluem, além da multa, a autorização da Danone Chile de utilizar seus registros de marcas e impedir que a Soprole use rótulos, frases de propaganda, imagens gráficas, criadas pela Danone.
A Danone acusa ainda a Soprole de "plágio simples e puro, que vem ocorrendo desde 1976", explicando que em 1991 a Soprole comprou as marcas sabendo que eram plagiadas. Além disso, a Danone acusa a Soprole de denegrir a marca ao não investir em publicidade e utilizá-la em produtos de menor categoria.
As informações são do jornal El Mercúrio.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.