Depois de um ano de ter iniciado suas operações no Chile, a multinacional francesa Danone finalmente começará a produzir seus iogurtes no país. Segundo o jornal El Financiero, a Danone fechou um acordo com a empresa Parmalat, operada no Chile pelo Grupo Bethia.
Pelo acordo, a Danone ficou com o controle da planta da Parmalat de Chillán. Segundo algumas fontes, a Danone comprará 70% desta planta onde produzirá seus iogurtes, enquanto a Parmalat ficará com os 30% restantes. Além desta operação, ambas as empresas efetuarão uma aliança estratégica, formando uma nova sociedade, cujo nome ainda não foi determinado.
O acordo inclui somente as linhas de produtos refrigerados, enquanto que nas outras áreas de negócios - como as exportações e a produção de leite -, a Parmalat continuará tendo o controle. Quanto às marcas, todas serão mantidas.
A Danone, além de pagar pela compra da planta, aportará capital para investir no desenvolvimento da mesma. A razão pela qual a Danone teria escolhido operar em Chillán é que este mercado é suficientemente próximo de Santiago, principal mercado que a multinacional francesa quer atacar. Atualmente, a empresa está presente no Chile com seus produtos Activia e Yogurísimo, que são importados da Argentina, e com os quais compete no segmento premium de iogurtes.
Esta operação não era rentável para a empresa porque, além dos custos de transporte, precisava enfrentar os riscos associados com o fechamento da fronteira. A isso se soma o fato de o iogurte ser um produto altamente perecível, de forma que é conveniente que a fábrica esteja o mais próximo possível dos centros de consumo.
O mercado de iogurtes do Chile está crescendo a taxas de dois dígitos e fatura cerca de US$ 250 milhões anuais. Atualmente, a Danone vende 200 toneladas mensais de iogurte provenientes da Argentina, o que lhe dá uma participação de mercado de 1,5%. Se o acordo entre a Nestlé e a subsidiária da neozelandesa Fonterra no Chile, Soprole, chegar a se concretizar, as empresas juntas controlarão 60% do mercado local de iogurtes, segundo dados do AC Nielsen, que consideram somente o faturamento dessas empresas no setor de supermercados.
Chile: Bethia e Danone fecham aliança
Depois de um ano de ter iniciado suas operações no Chile, a multinacional francesa Danone finalmente começará a produzir seus iogurtes no país. Segundo o jornal <i>El Financiero</i>, a Danone fechou um acordo com a empresa Parmalat, operada no Chile pelo Grupo Bethia.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.