Após um bom ano em 2007, o alto preço dos insumos, somado aos efeitos da seca, está dificultando a situação dos produtores de leite do Chile. De acordo com reportagem do El Mercúrio, os produtores chilenos alegam que os custos, neste ano, subiram 40% até agora.
"Estamos com margem zero", disse o gerente da Proleche Osorno, entidade que reúne 70% dos produtores do Chile, Michel Junod.
Em abril de 2007, os produtores de leite do Chile recebiam 156,6 pesos (3,11 centavos de dólar) por litro; em 2008, o preço foi 31% maior, ficando em 205,3 pesos (4,07 centavos de dólar). No entanto, os altos custos têm consumido o aumento dos preços, informou o gerente da Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), que representa 12 mil produtores de leite do país, Carlos Arancibia.
Essa situação tem levado os produtores a pedir que a indústria pague mais pelo leite. Isso porque, de acordo com muitos produtores, as empresas processadoras estão vivendo o auge dos altos preços do leite. Durante o primeiro trimestre do ano, o preço internacional do leite em pó aumentou 98% com relação a 2007, e o queijo gouda aumentou em 56%, enquanto que o leite condensado teve alta de 11%. Estes produtos representam 80% do total das exportações de lácteos do Chile, de acordo com a Fedeleche. Além disso, a seca agravou a situação, já que as forragens que deveriam ser utilizadas nestes meses já foram usadas.
O vice-presidente executivo da Surlat, Eugen Roth, disse que o pedido da Fedeleche somente seria factível se o dólar subisse e se o preço do queijo aumentasse. Algumas empresas, como Surlat e Colún, têm reajustes automáticos, já que alguns de seus proprietários são agricultores. Os produtores asseguram que um aumento no preço pago pelos processadores não derivaria em uma alta para o consumidor final.
Os produtores chilenos pedem que haja negociação entre produtores, indústrias e Governo, buscando uma política de longo prazo. Além disso, eles temem que haja queda na produção de leite por causa desta situação.
Em 25/06/08 - 1 Peso Chileno = US$ 0,001986
503,438 Peso Chileno = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Chile: altos custos preocupam produtores de leite
Após um bom ano em 2007, o alto preço dos insumos, somado aos efeitos da seca, está dificultando a situação dos produtores de leite do Chile. Os produtores chilenos alegam que os custos, neste ano, subiram 40% até agora.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.