Em janeiro, o preço pago pelo litro de leite entregue em dezembro foi cotado, na média dos sete estados pesquisados pelo Cepea, em R$ 0,4179/litro, 2,2% a menos que em dezembro de 2005 e 20,8% inferior a janeiro de 2005.
Pesquisadores do Cepea explicam que a disputa entre os laticínios, cooperativas e as indústrias de alimentos fez com que os preços reagissem principalmente no final do mês. Ressaltam, porém, que cabe ainda investigar o que motivou esse comportamento. Laticínios e cooperativas que pagaram seus produtores no início da primeira quinzena de janeiro tiveram seus preços abaixo da média regional de janeiro e, em contrapartida, produtores que receberam no final do mês obtiveram valores maiores, se comparados à média nacional.
Os preços médios praticados em janeiro no estado de Minas Gerais foram 5,14% inferiores aos de dezembro, ao passo que em Goiás, a queda foi de 6,74% e São Paulo registrou recuo de apenas 1,65%. Já no Rio Grande do Sul, houve alta de 6,29%, em Santa Catarina, de 2,19%, no Paraná, de 0,16% e na Bahia, de 0,64% Vale lembrar que as quedas nos preços líquidos - efetivamente recebidos pelos produtores - foram superiores às quedas dos preços brutos (pagos), exceto em Minas e em Santa Catarina. Informações do Cepea.

