Cepea: preços reagem em 4 dos 7 estados pesquisados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O mercado de leite, em janeiro, foi marcado pela volatilidade dos preços pagos ao produtor. Quatro dos sete estados pesquisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP) tiveram aumentos frente a dezembro.

Em janeiro, o preço pago pelo litro de leite entregue em dezembro foi cotado, na média dos sete estados pesquisados pelo Cepea, em R$ 0,4179/litro, 2,2% a menos que em dezembro de 2005 e 20,8% inferior a janeiro de 2005.

Pesquisadores do Cepea explicam que a disputa entre os laticínios, cooperativas e as indústrias de alimentos fez com que os preços reagissem principalmente no final do mês. Ressaltam, porém, que cabe ainda investigar o que motivou esse comportamento. Laticínios e cooperativas que pagaram seus produtores no início da primeira quinzena de janeiro tiveram seus preços abaixo da média regional de janeiro e, em contrapartida, produtores que receberam no final do mês obtiveram valores maiores, se comparados à média nacional.

Os preços médios praticados em janeiro no estado de Minas Gerais foram 5,14% inferiores aos de dezembro, ao passo que em Goiás, a queda foi de 6,74% e São Paulo registrou recuo de apenas 1,65%. Já no Rio Grande do Sul, houve alta de 6,29%, em Santa Catarina, de 2,19%, no Paraná, de 0,16% e na Bahia, de 0,64% Vale lembrar que as quedas nos preços líquidos - efetivamente recebidos pelos produtores - foram superiores às quedas dos preços brutos (pagos), exceto em Minas e em Santa Catarina. Informações do Cepea.

Figura 1
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luiz Miguel Saavedra de Oliveira
LUIZ MIGUEL SAAVEDRA DE OLIVEIRA

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2006

Acabo de receber da Avipal, a notícia que haverá uma redução de mais dois centavos no preço do leite entregue em janeiro! Onde anda a Nestlé que no ano passado, anunciou fábrica para a região norte do RS? Está ficando difícil continuar na atividade.
Qual a sua dúvida hoje?