Cepea lança índice de captação de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP criou um índice para acompanhar as efetivas variações das ofertas do produto in natura.

Dessa forma, o Índice de Captação de Leite Cepea (ICAP-L/Cepea), objetiva registrar as variações nos volumes captados em sete estados. Esse índice é elaborado mensalmente, com base em amostragem, comparando-se os volumes diários captados.

Em seguida, é calculada a média nacional - com informações de sete estados - de forma ponderada pelo volume captado. O peso de cada estado é determinado com base nas informações da pesquisa trimestral do leite divulgada pelo IBGE.

No gráfico abaixo, estão apresentadas as variações no volume captado no período de junho de 2004 até janeiro deste ano. O IBGE realiza trabalho semelhante, com base em consulta a todos os laticínios atestados pelo SIF (Serviços de Inspeção Federal), publicado a cada três meses, sempre referente ao trimestre anterior.

Índice de Captação de Leite ICAP-L/CEPEA comparado à pesquisa do IBGE sobre leite adquirido pelas indústrias, nos sete estados pesquisados pelo Cepea. (Base 100 = Junho/04)

Figura 1

Fonte: Cepea
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?