Cepea estuda impacto do câmbio nas exportações

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, divulga hoje os quatro novos índices voltados para mapear o agronegócio brasileiro, o Índice de Preços de Exportação do Agronegócio (IPE-Agro/Cepea), o Índice da Taxa Efetiva de Câmbio do Agronegócio Brasileiro (IC-Agro/Cepea), o Índice de Atratividade das Exportações do Agronegócio (IAT-Agro/Cepea) e o Índice de Volume de Exportação do Agronegócio (IVE-Agro/Cepea).

Nas primeiras análises, o Cepea estima que uma desvalorização de 10% da taxa de câmbio efetiva do agronegócio pode afetar positivamente, depois de 7 meses, as exportações brasileiras do setor na ordem de 4,5%.

Em relação ao índice de preços de exportação, estima-se o mesmo efeito positivo, mas esse efeito é mais rápido e de magnitude maior. De 1 a 3 meses, dado um aumento de 10% no índice de preços de exportação, espera-se que as exportações do agronegócio aumentem em torno de 5,6%.

O índice de atratividade das exportações, que é uma combinação de preços e taxa de câmbio, afeta as exportações com uma defasagem de 3 meses. As estimativas iniciais do Cepea apontam que, para um aumento de 10% no índice de atratividade, as exportações do agronegócio devem aumentar em 2,5% em um prazo de 3 meses. Por enquanto, os trabalhos já começaram para leite, café, citros, carne bovina, suína e de frango.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?