O índice de outubro é o maior verificado pelo Cepea desde junho de 2004. Segundo o centro, os seis estados analisados registraram crescimento na produção de outubro em relação à de setembro, e, destes, cinco tiveram crescimento bem acima do ocorrido no mesmo período do ano passado.
O Cepea verificou maior aumento em Goiás (13,55%), seguido por São Paulo (8,16%) e Minas Gerais (6,06%). Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram crescimentos em torno de 1,05%. Isso pode ser explicado pelo aumento das chuvas muito acima da média histórica para o mês de outubro na maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). Já no norte da região Sul e sul da Sudeste as chuvas ficaram abaixo da média.
De janeiro a outubro deste ano, o Rio Grande do Sul é o estado que contabiliza o maior crescimento no volume captado: 14,5% em relação ao acumulado no mesmo período de 2005. Os estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais, porém, apresentaram defasagens de 2,66%, 1,94% e 1,48%, respectivamente.
Estimativas do Cepea apontam para uma utilização de 79,8% da capacidade industrial instalada em outubro/06 - uso de 13,7% a mais que o verificado no mês anterior. Apesar de o volume produzido em outubro deste ano ter sido 4,4% maior que o de outubro de 2005, a utilização da capacidade máxima instalada ainda está 3% menor que a do mesmo período do ano passado (82,3%).
