Os pesquisadores do Cepea lembram que, no mesmo período de 2005, o aumento na captação de leite foi de 7,92% em junho. É normal um aumento da oferta nesse período do ano, mas é a primeira vez em 2006 que o índice de captação de leite é menor se comparado ao ano passado.
Os estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia, de acordo com o Cepea, registraram queda na captação de leite, e, por isso, o aumento ocorreu principalmente com a safra sulista.
No primeiro semestre, a oferta foi cerca de 2,5% superior ao mesmo período do ano passado. De acordo com o cálculo feito pelo Cepea, a disponibilidade interna de leite formal (volume captado em um mês somado às importações e subtraindo-se as exportações) foi de 6,72 litros de leite por pessoa em junho - considerando uma população de 186,15 milhões de habitantes. No mesmo período de 2005, o número era de 7,15 l/hab - 5,96% a mais que neste ano.
Estudos do Cepea mostraram ainda que, com o aumento da captação de leite, a utilização média das indústrias de laticínios foi de 70% da sua capacidade máxima (em maio esteve em 62,7%), enquanto que em junho do ano passado, o valor era de 78,6%.
Gráfico 1. ICAP-L/Cepea - Índice Mensal de Captação de Leite (Junho de 2004 = 100).

Fonte: CEPEA-Esalq-USP