Cepea: cai ritmo de aumento da captação em outubro

Segundo o Índice de Captação de Leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o ritmo de crescimento da produção de leite diminuiu em outubro e a captação aumentou 3,2% frente ao mês anterior.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo o Índice de Captação de Leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o ritmo de crescimento da produção de leite diminuiu em outubro e a captação aumentou 3,2% frente ao mês anterior.

Em setembro, o acréscimo no volume de leite adquirido pelos laticínios havia sido de 6,74% frente ao mês anterior; em agosto de 7,08% e em julho de 10,41%. Em outubro do ano passado, o aumento da captação foi de 5,1%.

De junho a outubro, segundo o Centro, a produção nos sete estados desta pesquisa (RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA) cresceu 36,18%.

Os pesquisadores do Cepea explicaram que normalmente as chuvas começam na segunda quinzena de setembro e que, neste ano, a estiagem se prolongou até o final de outubro na maioria das regiões produtoras, o que resulta em nova produção de pastagens somente a partir da segunda quinzena de novembro. Em outubro, mesmo com preços relativamente altos, a oferta de alimentos para o gado já era insuficiente.

Os estados que registraram os menores aumentos do índice de captação de leite foram São Paulo e Minas Gerais, de apenas 0,56% e 1,61%, respectivamente. Em Goiás, houve crescimento de 7,94% no volume captado.

Empresas paranaenses captaram, segundo o ICAP-L/Cepea, 6,2% a mais que em setembro e as gaúchas tiveram aumento de 6,5% - em igual período de 2006, os crescimentos haviam sido de 1% e 1,1%, na mesma ordem.

Gráfico 1. Índice de Captação de Leite - Cepea (Base 100=Junho/2004).

Figura 1

Clique no gráfico para ampliá-lo.

As informações são da assessoria de imprensa do Cepea.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

L. Aguiar
L. AGUIAR

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/11/2007

As notícias que a gente tem na imprensa é de que falta leite no mercado mundial. Mas no Brasil as coisas são diferentes, está sobrando leite no mercado.

Existem notícias concretas de que há carretas cheias de leite estacionadas no pátio de algumas empresas com mais de um milhão de litros de leite por falta de espaço nos tanques dessas indústrias. Os pequenos lacticínios não estão conseguindo mercado para o leite em excesso que comercializam no mercado spot. As grandes indústrias não estão cumprindo contratos que possuem com esses pequenos laticínios, tanto que a coleta na fazenda que devia ser feito a cada quatro ordenhas está sendo feita com seis, e existem caminhões carregados estacionados nos pátios desses laticínios.

As notícias são de que pagarão pelo leite entregue em novembro R$ 0,10 a menos por litro e existe uma grande pressão por parte de pequenos laticínios, que coletam leite de qualidade inferior, para que essa queda no preço seja de R$ 0,15. Se as coisas não forem levadas a sério e alguma atitude for tomada para corrigir essa distorção, que pode ser manipulação para forçar queda nos preços, voltaremos a entrar numa crise pior do que a pensávamos que tínhamos saído.

Aí sim faltará leite no mercado, até para o consumo interno.
Qual a sua dúvida hoje?