Marília é filha de pais famosos e vive em uma fazenda entre os municípios de Bananal e Areias, no interior de São Paulo. Em 2019, ganhou os holofotes após bater um recorde que vigorava há 39 anos e pertencia a uma cubana de nome Blanca. Acontece que Marília não é gente, e sim uma vaca da raça Girolando que conquistou o título de a maior produtora de leite em um único dia, alcançando a marca de impressionantes 127,570 kg de leite.
E a tal vaca celebridade não está sozinha! Nos últimos anos, o avanço das pesquisas e o aumento do uso da tecnologia na cadeia do leite tem gerado aumento de produtividade. De acordo com os números do último Censo Agropecuário, em 2006 a produção era de 1,6 mil litros por vaca. 11 anos depois, em 2017, o número saltou para 2,6 mil litros por animal, o que representa aumento de 62%.
Tecnologia direcionada para o bem estar animal
A cada dia, mais e mais pessoas ao redor do mundo querem saber de onde vem o alimento que consomem. Vem daí o aumento da procura por produtos orgânicos, produtos de empresas que privilegiam fornecedores locais e a preocupação da própria indústria em conservar o bem-estar do animal confinado, do seu nascimento até o abate. No Brasil existe uma legislação que garante esse direito e pune quem desrespeitá-lo.
Confinamento automatizado e com temperatura controlada
Nos últimos 10 anos, surgiu nos Estados Unidos um novo sistema de confinamento de gado chamado Compost Barn, com o objetivo de melhorar as condições das instalações do rebanho leiteiro e, por consequência, obter aumento na produtividade. Os animais são mantidos em ambientes fechados, porém com temperatura e humidade controlada. Os resíduos de matéria orgânica são aproveitados e fermentam, produzindo CO2, água e calor, necessários para a compostagem. O processo permite que a “cama” dos animais esteja sempre seca e livre de micro-organismos. Os animais vivem mais e se machucam menos. Segundo estudos mais aprofundados, o método ainda diminui a incidência de mastite, o que permite melhor qualidade do leite e aumenta a detecção de períodos de cio.
Indústria do leite no Brasil
Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.
Quem faz o Ideas For Milk
O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert e ABIQ. Apoio da Microsoft, Abraleite, Vivare, KER Innovation e Revista Balde Branco.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Ideas For Milk.