O ano de 2009 não começou com boas notícias para o setor leiteiro do Estado do Ceará. Com o excesso do produto no mercado interno e a queda expressiva no preço, lacticínios de empresas das regiões Sul e Sudeste chegam ao Estado com preços bem abaixo dos praticados pelos produtores e industriais cearenses. Com o temor de que o setor entre em crise no Estado, um grupo de trabalho foi formado, junto a Câmara Setorial do Leite, em duas frentes: custeio pecuário e tributação.
Até abril deste ano, um projeto, com propostas de solução para o atual cenário, deve ser apresentado ao Governo do Estado. Segundo o presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Algodão e Alimentos (Cocentral), Apolônio Silveira, que também é coordenador do grupo de tributação, quase metade dos lacticínios que circulam no Ceará são oriundos da região Sul. No caso do leite, diz ele, a oferta de produtos de outros Estados supera a local. Para minimizar essa atuação, Silveira sugere que medidas devam tomadas com urgência.
Caso contrário, ele prevê que haja uma tendência de "avacalhamento" no preço do leite e que a sustentabilidade dos produtores, sobretudo os do campo, possa ser ameaçada. "Queremos que o Estado dê uma proteção tributária do tipo aduaneira, ou seja, que qualquer tipo de lacticínio vindo de fora (outros estados) deva passar por uma tributação fiscal aqui", afirma. Outro desafio enfrentado pelo setor leiteiro no Estado é o custeio da produção e a compra das rações para alimentar o gado. No caso dos pequenos produtores essa situação é ainda mais grave, afirma José Sobrinho, presidente do Sindicato dos Produtores de Leite do Ceará (Sindileite) e articulador das discussões em torno do custeio pecuário da Câmara Setorial do Estado.
Ele explica que estes trabalhadores estão com lucros reduzidos na venda do leite, o que inviabiliza o reinvestimento na infraestrutura técnica e animal. "Estamos fazendo parcerias para reduzir os custos na compra dos insumos para a nutrição dos animais, parcerias com os industriais para que o setor possa chegar mais forte no período de entressafra e estamos tentando tornar os produtos mais competitivos nesse mercado de leite", projeta. Sobrinho destaca ainda que a chegada de uma nova indústria do leite no Ceará acirraria mais a concorrência no mercado e, com isso, o pequeno produtor poderia ser beneficiado.
A matéria é de Bruno Balacó, publicada no jornal O Povo/CE, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
CE: setor de laticínios prepara projeto para evitar crise
O ano de 2009 não começou com boas notícias para o setor leiteiro do Estado do Ceará. Com o excesso do produto no mercado interno e a queda expressiva no preço, lacticínios de empresas das regiões Sul e Sudeste chegam ao Estado com preços bem abaixo dos praticados pelos produtores e industriais cearenses. Com o temor de que o setor entre em crise no Estado, um grupo de trabalho foi formado, junto a Câmara Setorial do Leite, em duas frentes: custeio pecuário e tributação.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.