Para garantir a qualidade do queijo coalho produzido em Jaguaribe (CE), o Sebrae, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Embrapa e Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe, mantém um projeto com oficinas permanentes para divulgar as formas corretas de fabricação do produto e seus derivados.
Também foi editada uma cartilha reunindo os preceitos básicos para obtenção de um produto de boa qualidade. E em julho, foi realizado, durante a 37ª Exposição Agropecuária do Parque de Exposições deputado Francisco Monte, o I Festival do Queijo Coalho da região.
Só na região do Jaguaribe, existem aproximadamente 400 produtores de queijo coalho, segundo a Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe, que estima uma produção entre 40 mil a 50 mil litros de leite por dia, quase que totalmente voltada para a fabricação do coalho.
O projeto ainda prevê a modernização dos processos de produção e propõe identificar a viabilidade econômica e comercial para a adoção desses processos e determinar os investimentos necessários, informou Ana Lúcia Machado, da Agência Sebrae de Notícias.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.