Produtores, empresários do setor, vereadores e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, participaram de uma audiência pública em Iguatu (CE) para debater a redução do preço do leite imposta pelos laticínios. O consenso foi que a recuperação dos valores será possível com o retorno ao estado da usina de leite em pó, que absorveria o aumento da produção local. A unidade foi transferida para Goiás após a crise da Parmalat.
O empresário Luiz Girão esclareceu que a queda do preço é decorrência do mercado. No período chuvoso, ocorre aumento de 50% na produção leiteira em decorrência da pastagem natural. Diante do crescimento da oferta, os laticínios reduzem o preço e estabelecem limites de compra. Algumas empresas definem cota e não recebem o excedente. Outras compram a produção a mais, mas pagando 40% menos.
Para amenizar a situação, José Maria Pimenta informou que pretende ampliar de 50 para 100 mil litros diários a aquisição de leite para distribuição entre instituições e entidades de caridade. "Determinamos um levantamento e, a partir de julho, as ações começam a ser feitas", avisou em reportagem do Diário do Nordeste.
CE: maior oferta pressiona preços em Iguatu
Produtores, empresários do setor, vereadores e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, participaram de uma audiência pública em Iguatu (CE) para debater a redução do preço do leite imposta pelos laticínios. O consenso foi que a recuperação dos valores será possível com o retorno ao estado da usina de leite em pó, que absorveria o aumento da produção local.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.