O Sebrae elaborou um diagnóstico do setor leiteiro para melhorar a qualidade do leite no Sertão Central. Foi constatado que a maioria do segmento é composta por pequenos produtores, sendo que grande parte não dispõe de tecnologia e técnicas gerenciais apropriadas, que possam melhorar o rendimento da atividade. Esse levantamento busca a recuperação da atividade bovina principalmente no município de Quixeramobim (CE).
De acordo com o diagnóstico, uma pequena parte de produtores do município desenvolveu alguns investimentos para modernizar suas fazendas. Hoje, pode-se encontrar propriedades que utilizam ordenhadeiras mecânicas, tanques de expansão, equipamentos de inseminação artificial, tratores equipados com plantadeiras, colheitadeiras, vagões forrageiros, conjunto de irrigação, instalações mais adequadas, matrizes e reprodutores selecionados, plantam sorgo e milho e fazem silagem como prática corriqueira e tem mão-de-obra capacitada.
Existe, em Quixeramobim, dando suporte à comercialização, postos industriais locais, que já demandam parte do leite para pasteurização, queijo e doce de leite. "Mas toda esta estrutura se encontra subaproveitada, podendo oferecer melhores resultados se forem adequadamente utilizadas".
As cooperativas, associações e sindicatos de produtores se organizaram em busca de melhorias da atividade como a Coerce, Associação dos Produtores de Leite do Vale do Pirabibu, Associação dos Produtores de Leite do Fogareiro e Associação dos Produtores de Leite do Rio Quixeramobim.
Fonte: Diário do Nordeste
CE: diagnóstico define perfil do setor
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.