Aparando arestas e unindo o setor produtivo, o Ceará poderá ser auto-suficiente na produção leiteira, tornando-se até exportador. Hoje o estado produz cerca de 800 mil litros de leite por dia e consome 1,06 milhão de litros de leite e derivados. A avaliação é do economista da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, autor do estudo 'A competitividade da cadeia produtiva do leite no Ceará'.
Realizado em sete macro-regiões produtoras, o estudo revelou que a baixa produção e produtividade de produtores e indústria, a desorganização, desunião entre os produtores e falta de compromisso dos agentes públicos são os principais fatores que travam o setor.
Segundo ele, o produtor, sobretudo o pequeno, precisa parar de ver a indústria como adversária, enquanto o industrial precisa mudar a mentalidade e enxergar no produtor um parceiro. Já o Estado e as prefeituras devem ver a agropecuária como geradores de emprego e renda e não apenas como produtora de leite. "O principal derivado do leite é o emprego", destacou em reportagem do Diário do Nordeste. Sendo assim, os órgãos públicos devem atuar mais como indutores da política leiteira, valorizando a Ematerce enquanto canal de informação e de assistência técnica.
A definição de uma política de preço mais estável e previsível para o produto, maior cooperativismo dos produtores e a percepção da produção enquanto negócio são pontos de atenção também. Ele informa que do total de leite tomado, 76,2% são na forma líquida e apenas 23,6%, derivados em queijos, iogurtes e sorvetes.
Se por um lado falta organização, por outro lado sobra mercado consumidor no Ceará, o que os grandes estados produtores não têm. "De cada quatro litros expostos na gôndola, um vem de fora do estado", destacou Martins. Em 2004, a indústria beneficiou 86 milhões de litros. Em 2007, dados preliminares apontam a marca de 160 milhões.
"Nossa expectativa para 2007 é de crescimento de 20% sobre os 139 milhões de litros industrializados em 2006", sinalizou o presidente da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB)/Sescoop-CE, João Nicélio Alves Nogueira. Ele aposta na instalação da Câmara Setorial do Leite, prevista para abril, para organizar melhor o setor.
CE: desorganização é entrave ao crescimento do setor
Aparando arestas e unindo o setor produtivo, o Ceará poderá ser auto-suficiente na produção leiteira, tornando-se até exportador. Hoje o estado produz cerca de 800 mil litros de leite por dia e consome 1,06 milhão de litros de leite e derivados. A avaliação é do engenheiro agrônomo da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, autor do estudo ´A competitividade da cadeia produtiva do leite no Ceará´.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

HELCIO CORREIA
TERESINA - PIAUÍ
EM 31/03/2008
A situação aqui no Piauí não é diferente da do Ceará em relação aos fatores que travam a evolução do setor e a inercia dos componentes da cadeia (produtores, industria e governantes) também é parecida. Fatores que retratam o ultimo lugar do Piauí entre os estados Nordestinos em volume produzido.