CCGL planeja explorar novos nichos de mercado
A Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL) está investindo na capacitação de seus cooperados para explorar novos nichos de mercado, como o "butter oil" (óleo de manteiga usado em indústrias alimentícias, hoje importado), a produção de alimentos funcionais derivados de leite e um inédito leite fluído longa-vida que não é UHT.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Foram dois anos de estudos para a CCGL montar seu projeto, cuja primeira etapa se inicia agora. O presidente da empresa, Caio Vianna, confirma que é uma unidade diferenciada, mas que em um primeiro momento trabalhará apenas com leite em pó instantâneo e "butter oil".
"No futuro, faremos convênios com instituições para o desenvolvimento de produtos funcionais", diz. Ele não informa quais produtos poderiam ser, apesar de a expectativa ser a produção de leite microfiltrado, que dura mais tempo na geladeira, e é inédito no país.
O mercado mundial de "butter oil" movimenta 350 mil toneladas por ano, sendo a Oceania a principal fornecedora. Uma tonelada desse produto é vendida a US$ 2 mil. "Parte das importações do Brasil poderia ser substituída com a planta da CCGL", diz Otávio de Farias, da Hoogwegt do Brasil , empresa especializada na comercialização de derivados do leite.
Cerca de 70% da produção da nova unidade em Cruz Alta (RS) será voltada para o mercado interno e o restante para as exportações. "O Brasil deverá ocupar um espaço maior no mercado mundial de leite e queremos estar preparados para isso", atesta o presidente da CCGL. As informações são de Neila Bladi, para a Gazeta Mercantil.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.