Mais de 300 municípios gaúchos serão beneficiados com a partilha do ICMS da fábrica da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), inaugurada ontem em Cruz Alta. A previsão era receber a adesão de 150 cidades. O convênio tem como objetivo fomentar a produção de leite. O retorno se dará de acordo com o volume de produto entregue. Segundo o prefeito Vilson Santos, a iniciativa faz com que os municípios invistam em seus produtores.
A nova planta industrial da CCGL recebeu investimento inicial de R$ 120 milhões para produção de leite em pó e vai processar 1 milhão de litros diariamente. A previsão é que a unidade comece a operar até o final deste mês, gerando mais de 200 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. "Estamos com a infra-estrutura pronta para avançarmos para a segunda etapa, que poderá estar concluída em 2010 e elevar o processamento para três milhões diários", destacou o presidente da CCGL, Caio Viana.
Para a governadora Yeda Crusius, a fábrica "marca a restauração do pólo leiteiro na região". O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, reforçou as políticas públicas do governo para conter a queda do preço do leite. Citou a destinação de R$ 15 milhões ao PAA para enxugar estoques, a garantia de preço e o trabalho para tirar o leite da lista de exceção da TEC.
As informações são do jornal Correio do Povo/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
CCGL duplica adesão de municípios
Mais de 300 municípios gaúchos serão beneficiados com a partilha do ICMS da fábrica da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), inaugurada ontem em Cruz Alta. A previsão era receber a adesão de 150 cidades. O convênio tem como objetivo fomentar a produção de leite. O retorno se dará de acordo com o volume de produto entregue.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.