CCGL anuncia investimento de R$ 90 mi em fábrica no RS

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Cooperativa Central Gaúcha do Leite (CCGL) investirá R$ 90 milhões em uma fábrica que produzirá leite em pó em Cruz Alta (RS). O projeto marca o retorno da cooperativa à industrialização da matéria-prima, que deixou em 1996 com a venda da divisão de laticínios a Elege, na época uma empresa do grupo Avipal e posteriormente incorporada pela controladora.

O presidente da CCGL, Caio Vianna, disse que a decisão de retornar ao processamento de leite foi motivada pela análise das mudanças que sua saída provocou no mercado. "Há um entendimento de que o apoio ao produtor de leite estava se deteriorando", comentou. Além disso, o afastamento da CCGL tornou a negociação de preço com a indústria mais fragmentada, reduzindo o poder de pressão dos associados.

As 19 cooperativas associadas à CCGL reúnem 32 mil produtores de leite entre o total de 89 mil filiados. Além destas, Vianna disse que outras cooperativas demonstraram interesse no projeto, cujas obras devem começar em março de 2006. A entrada em operação ocorrerá entre 12 e 14 meses. A necessidade de exportar leite em pó também pesou na decisão. Os cooperativados avaliaram que é preciso exportar o excedente de leite do mercado brasileiro para equilibrar o mercado.

A previsão da CCGL é ter capacidade para processar um milhão de litros de leite por dia. Os produtores associados às 19 cooperativas entregam 1,6 milhao de litros por dia à indústria atualmente. Com o apoio de pesquisas e tecnologia, a CCGL espera aumentar a produtividade média dos associados, segundo Vianna.

A CCGL tem também operações de logística. Administra os terminais graneleiros Termasa e Tergrasa, no porto de Rio Grande (RS), além do Termasa-Taquari, que escoa os produtos agrícolas para o complexo portuário. A cooperativa vai pedir financiamento para o projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O anúncio da CCGL ocorre uma semana depois que a Nestlé confirmou o plano de investir em uma fábrica de lácteos no Rio Grande do Sul.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Sandra Hahn), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?