ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CBCL estuda plano para recuperar cooperativas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2002

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL) desenhou um plano para recuperar as cooperativas de leite do Brasil, que respondem hoje por 30% da captação brasileira de leite, estimada em 21,1 bilhões de litros este ano.

Sabe-se que 500 cooperativas de leite entre pequenas, médias e grandes operam no País, um número três vezes menor que o registrado há uma década. "Não sabemos, porém, quais as condições destas estruturas", diz o diretor executivo da CBCL, Paulo Roberto Bernardes, que defende a modernização do sistema cooperativista, para que ele possa competir em situação de igualdade com as indústrias e se impor ao varejo.

A liberação do mercado de leite a partir de 1991, com o fim do tabelamento de preços, criou um desafio para as cooperativas de laticínios, que desde então têm de competir com empresas nacionais e multinacionais. Nesta batalha, as indústrias estão em posição de vantagem, uma vez que grandes empresas detêm 70% da captação de leite do Brasil.

Entre as dificuldades que as cooperativas enfrentam destacam-se a perda de produtores, dificuldades na venda e a necessidade de racionalizar a produção, profissionalizar a administração e investir em produtividade.

Segundo Bernardes, a meta é ampliar a captação das cooperativas aos níveis internacionais, entre 70% e 100%. Nos EUA, as cooperativas captam 70% do leite produzido. Na Nova Zelândia este índice chega a 100%. "Há cerca de dez anos as cooperativas respondiam por 51% da captação de leite do Brasil, mas o setor não resistiu à entrada das multinacionais", lembra o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez.

Fonte: Gazeta Mercantil(por Luciana Franco), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint