O grupo francês Carrefour, controlador do Carrefour Brasil, registrou lucro de 73 milhões de euros no primeiro semestre ante prejuízo líquido de 390 milhões de euros um ano antes.
A companhia reportou uma queda de 1,9% na receita em moeda corrente e alta de 3,9% em moeda constante, para 35,07 bilhões de euros. Uma das maiores altas nas vendas veio justamente da operação brasileira, que cresceu organicamente 15,3%, excluindo a venda de combustíveis. As vendas orgânicas na Argentina também avançaram significativamente, saltando 53%.
No entanto, o câmbio desfavorável do real e do peso argentino ante o euro representou um perda de 5,5% para a receita total. A empresa destacou que as vendas on-line subiram mais de 100% no segundo trimestre e 70% no semestre, impulsionada pela pandemia de covid-19, que levou a medidas de isolamento e distanciamento social.
A companhia também informou que ampliou seu plano de cortar custos em 2020 de 2,8 bilhões de euros para 3 bilhões de euros.
As informações são do jornal Valor Econômico.