Canadá quer restringir produtos lácteos não-padronizados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma emenda legislativa que ainda está pendente na Câmara dos Comuns do Canadá eliminaria o acesso ao mercado a produtos lácteos não padronizados, representando bilhões de dólares de produtos alimentícios vendidos no Canadá, que passariam a ser ilegais, de acordo com uma carta enviada pela Associação dos Processadores de Lácteos do Canadá (Dairy Processors Association of Canada - DPAC) ao governo no último dia 10.

A carta destaca o fato de que se esta proposta se tornar lei, uma série de produtos, incluindo queijos processados, bebidas lácteas, misturas de manteiga e sobremesas congeladas que incluem ingredientes lácteos, mas não são sorvete - não terão permissão de venda no mercado canadense. A Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA) apóia os esforços da DPAC em se opor a esta emenda.

"Esta estranha emenda se contrapõe aos princípios de livre mercado", disse a presidente e diretora executiva da IDFA, Connie Tipton. "Nós estimulamos nossos membros que estão envolvidos no mercado canadense a se expressar agora sobre o assunto".

Especificamente, a DPAC afirmou que a emenda proposta "tornaria ilegal o uso de termos lácteos nos rótulos de quaisquer produtos que compitam com um produto lácteo padronizado mesmo se este produto contiver ingredientes lácteos e tornaria ilegal descrever com precisão, nos rótulos dos produtos, os ingredientes lácteos que os consumidores usam ao invés de produtos lácteos padronizados".

"Esses produtos incluiriam pastas, bebidas, sobremesas refrigeradas e congeladas e produtos como queijos que contêm certos ingredientes lácteos, mas não são considerados produtos lácteos padronizados".

A DPAC também afirmou que esta emenda "desestimularia a inovação e o desenvolvimento de produtos que aumentaria as opções dos consumidores e os ajudaria a desenvolver dietas mais nutritivas; compromete os princípios de que os rótulos precisam descrever com precisão os ingredientes dos produtos ao tornar ilegal o uso de termos específicos para ingredientes que possam estar contidos no produto; e põe em questionamento a integridade do sistema de rotulagem de alimentos do Canadá, usando isso para proteger produtos específicos da competição".

A emenda pretende mudar o Ato de Produtos Agrícolas Canadenses (CAP Act), que regulamenta o comércio interprovincial e internacional de alimentos e produtos agrícolas no Canadá.

Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?