Os consumidores canadenses, em função de mudanças nos hábitos de consumo, estão consumindo menos manteiga e queijos, e a Comissão Canadense de Lácteos respondeu a isso reduzindo a cota industrial de leite do país em 1,7%.
A redução se tornou efetiva em primeiro de abril e fez parte de uma tendência de baixa, mas o diretor sênior da Comissão, Gilles Froment, disse que espera que este seja o último decréscimo na cota durante um tempo. "Isso deve começar a se estabilizar nos próximos meses".
A Comissão é governamental e controla a produção de leite para estabilizar os rendimentos e evitar excedentes. Ela recomenda a divisão do mercado em cotas, que são metas nacionais de produção para leite industrial usados na fabricação de manteiga, queijos, sorvete e alguns iogurtes. Todos esses produtos usam gordura do leite.
Entre fevereiro de 2005 e janeiro de 2006, o consumo de manteiga no Canadá caiu 4,7%. Isso segue uma queda média de 0,3% nos quatro anos anteriores. Os queijos estão apresentando uma inversão, já que costumavam apresentar um crescimento no mercado e, agora, o consumo de cheddar, por exemplo, caiu 3%.
"Os consumidores estão preocupados com a possível ligação entre doenças cardiovasculares e gorduras saturadas e com associações sugeridas entre algumas gorduras e o câncer", disse a porta-voz do Conselho de Consumidores do Canadá, Patrícia Jensen.
A reportagem é de Marcy Nicholson para o site LocalNewsLeader.com.
Canadá: queda no consumo de manteiga e queijos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.