Canadá: Governo quer cotas de importação de MPC

O Governo do Canadá planeja abrir negociações sob o Artigo 28 do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) para restringir importações de concentrados de proteínas do leite (MPC), segundo reportagem de Grant Ullyot para o <i>The Chilliwack Progress.</i>

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Governo do Canadá planeja abrir negociações sob o Artigo 28 do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) para restringir importações de concentrados de proteínas do leite (MPC), segundo reportagem de Grant Ullyot para o The Chilliwack Progress.

O ministro da Agricultura do Canadá, Chuck Strahl, e o ministro do Comércio Internacional, David Emerson, anunciaram planos para invocar o Artigo 28 do GATT para modificar seus compromissos junto à OMC apropriadamente. O Artigo 28 dá ao país o direito de renegociar suas concessões tarifárias na OMC, permitindo aumentos nas tarifas e determinando novas cotas de tarifas, e fornecendo a outros membros da OMC compensações equivalentes.

"Esta decisão permitirá que o Governo introduza uma legislação para estabelecer cotas sujeitas a tarifas que levem em consideração os recentes desenvolvimentos referentes à classificação de concentrados de proteínas do leite", disse Emerson.

Os ministros disseram que os processadores canadenses estão importando cada vez mais MPC, para ser usado na fabricação de queijos e outros produtos.

Ao fazer estes anúncios na Conferência Anual de Política Leiteira do Dairy Farmers of Canada, em Ottawa, Strahl enfatizou o forte apoio do Governo ao sistema de gerenciamento da oferta e disse que este sistema serviu a processadores e produtores muito bem por muitos anos e que continuará servindo.

O gerenciamento da oferta precisa de três pilares para funcionar efetivamente - um deles diz respeito aos controles das importações. O Governo reconheceu que as crescentes importações de concentrados de proteínas do leite estão prejudicando os produtores de leite e que algo deveria ser feito, disse Strahl.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?