Campo Experimental da Embrapa recebe certificação do MAPA

Amanhã (05/09), a partir das 10 horas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) farão a entrega dos dois primeiros <i>Certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose bovina</i> da Região Sudeste do Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Amanhã (05/09), a partir das 10 horas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) farão a entrega dos dois primeiros Certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose bovina da Região Sudeste do Brasil.

Uma das propriedades é a Fazenda Água Limpa, onde funciona o Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG), local em que será realizada a solenidade. A outra propriedade é o sítio Sossego, localizado em Piau (MG), cujo proprietário é o pesquisador da Embrapa, Hermenegildo de Assis Vilaça, que foi o primeiro Chefe-geral da Embrapa Gado de leite.

Com presença confirmada do secretário estadual de agricultura, pecuária e abastecimento, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, e do diretor do IMA, Altino Rodrigues Neto, será lançada durante o evento mais uma etapa da "campanha nacional de vacinação contra febre aftosa no circuito pecuário leste". Na oportunidade, serão comemorados 10 anos sem aftosa em Minas Gerais. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é de que até o fim do mês 4,2 milhões de animais de 166 mil pecuaristas de 526 municípios do circuito pecuário leste sejam imunizados.

Minas Gerais ocupa o primeiro lugar na produção de leite, com 29% de toda a produção nacional. Nos últimos 10 anos as regiões com maior produção no Estado foram Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (24,7%), Sul/Sudeste (15,8%) e Zona da Mata (9,8%).

O objetivo do programa, desenvolvido em todo o Brasil pelo Mapa através dos órgãos de defesa sanitária estaduais, é criar um número significativo de propriedades certificadas nos estados que possam oferecer ao consumidor produtos sem riscos sanitários, buscando o controle das duas zoonoses dentro dos princípios técnicos sugeridos pelo Código Zoosanitário Internacional.

Fonte: Assessoria de imprensa da Embrapa Gado de Leite.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?