Campanha do Mapa tem como foco apoiar produtores de orgânicos durante pandemia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta segunda-feira (8) a XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. Realizada desde 2005, a edição deste ano da campanha tem como slogan "Tem alimento saudável perto de você - Alimento Orgânico, melhor para vida", e objetivo de estimular a divulgação das redes de produtores para comercialização dos alimentos durante a pandemia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta segunda-feira (8) a XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. Realizada desde 2005, a edição deste ano da campanha tem como slogan “Tem alimento saudável perto de você - Alimento Orgânico, melhor para vida”, e objetivo de estimular a divulgação das redes de produtores para comercialização dos alimentos durante a pandemia.

Continua depois da publicidade

Na abertura da campanha, pela internet, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou as formas encontradas pelos produtores orgânicos para a venda neste momento, por meio da entrega de cestas em pontos das cidades ou em domicílio. “Tem muita gente se unindo para oferecer esse tipo de serviço porque é também na hora da crise que surgem as boas ideias. É muito importante apoiarmos financeiramente esses empreendedores, pois estaremos garantindo, além de alimento saudável para nossas famílias, geração de renda para produtores de hortifrutigranjeiros que enfrentam com resiliência este momento difícil. E que vão continuar precisando do apoio do governo e da sociedade para se reerguer no período pós-crise”, disse, acrescentando o compromisso do Ministério com a sustentabilidade da agropecuária e a qualidade e segurança dos alimentos orgânicos e convencionais. 

O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, ressaltou que o Ministério vem investindo na elaboração de políticas que facilitem a certificação de produtores orgânicos no país e fortaleçam o controle e a segurança dos alimentos.  

Continua depois da publicidade

A comercialização dos produtos orgânicos em supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias e outros locais depende de certificação junto aos Organismos da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciados no Mapa. Os produtos orgânicos nacionais ou estrangeiros devem apresentar o selo federal do SisOrg nos rótulos. E os restaurantes e lanchonetes que servem pratos ou ingredientes orgânicos devem colocar à disposição dos consumidores a lista dos produtos utilizados e seus fornecedores.

Os agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Ministério ou que vendem exclusivamente de forma direta aos consumidores são dispensados da certificação. Neste caso, os produtores não podem vender para terceiros, somente em feiras ou para serviços do governo (merenda e Conab), e devem portar uma declaração de cadastro junto ao Mapa para comprovar que faz parte de um grupo que se responsabiliza pela produção. Atualmente (até abril deste ano), mais de 21,8 mil produtores estavam registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Leia também > O leite orgânico Horizon da Danone pretende ser positivo em carbono até 2025

As informações são do Mapa.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?