Na última década, houve um aumento de consumidores optando por alternativas ao leite à base de plantas. Durante esse período, houve alguma confusão quanto aos benefícios nutricionais e à saúde do leite, queijo e iogurte.
Embora apenas três por cento dos consumidores comprem alternativas exclusivamente e o sentimento geral em relação à confiança nos laticínios seja alto, a mudança continua em uma tendência ascendente gradual.
Como resultado, é importante que os consumidores entendam os benefícios à saúde dos laticínios, que são naturalmente nutritivos e como eles se diferem das alternativas vegetais.
O Dairy Australia está apoiando esforços globais para criar categorias separadas para lácteos e produtos alternativos vegetais por meio de uma abordagem regulatória e de comunicação. Alguns dos produtos comercializados como alternativas aos laticínios incluem os feitos de soja, nozes, coco, arroz, aveia, ervilha e fontes mais recentes, como cânhamo e quinoa. Esses produtos foram além do leite e se transformaram em 'iogurte', 'sorvete' e 'queijo'.
É preocupante que mais de um terço dos consumidores acredite incorretamente que as alternativas ao leite são tão nutritivas quanto o leite (Lewers Research, Dairy Australia Trust Tracker, setembro de 2019).
Enquanto alguns produtos, principalmente bebidas fortificadas, fazem um trabalho razoável de imitar os principais elementos nutricionais do leite, outros têm pouca semelhança nutricional.
Isso é alarmante para as indústrias de laticínios e autoridades governamentais em todo o mundo, pois não apenas cria confusão para os consumidores e prejudica as decisões de compra, mas também reflete a falta de 'justiça' nas atuais estratégias de marketing adotadas pelos alternativos à base de plantas.
O Dairy Australia está direcionando os consumidores por meio da Pesquisa do Google e outras propagandas pagas para o hub You Ask, We Answer para aprender mais sobre laticínios e seus atributos únicos que o diferenciam dos demais.
Outras atividades incluem a mídia engajada e os principais influenciadores para ajudar a promover os benefícios dos laticínios entre os consumidores.
As informações são do FarmOnline, traduzidas pela Equipe MilkPoint.