ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Câmara avalia relação comercial entre Brasil e Rússia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/12/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
As principais missões realizadas em 2008, a relação comercial entre Brasil e Rússia e a situação dos países membros do Mercosul foram os principais temas discutidos, nesta terça-feira (16), em Brasília, na 14ª reunião ordinária da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais.

O presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rubens Barbosa, apresentou a radiografia do Mercosul e disse que uma das prioridades do Brasil é a adesão da Venezuela ao bloco. O pedido está sendo analisado pelos congressos paraguaio e brasileiro. "A política comercial externa do Mercosul tem estratégias para negociar acordos multilaterais, regionais e bilaterais", informou.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, fez um balanço das missões promovidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), neste ano, aos Emirados Árabes, Arábia Saudita, Japão, China, Argélia, Rússia, Irã, Ucrânia e Polônia. "O nosso objetivo foi fechar acordos comerciais e solucionar gargalos. Uma das nossas prioridades para 2009 será a África do Sul", ressaltou.

O diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Guilherme Costa, analisou as relações comerciais entre Brasil e Rússia. Em 2008, foi criado grupo de trabalho para discutir temas como certificação sanitária, habilitação de estabelecimentos e regularização dos embarques. Em janeiro de 2009, esse grupo se reunirá em Berlim (Alemanha) para definir o certificado sanitário internacional dos produtos lácteos e os limites máximos de resíduos de antibióticos exigidos pelos russos em relação à carne de aves", enfatizou.

Guilherme Costa adiantou que grupo de trabalho para a área fitossanitária será formado em janeiro, para debater temas como requisitos fitossanitários do Brasil para o trigo, exigências russas para o farelo de soja e certificação fitossanitária.

O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio, apresentou o quadro das exportações. "No período de janeiro a novembro de 2008 alcançamos US$ 71,7 bilhões e a estimativa é fechar dezembro em até US$ 73 bilhões", finalizou.

As informações são do Mapa, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint