CALU entra para o programa Balde Cheio, da Embrapa

A Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia (CALU) fechou uma parceria com a Embrapa Gado de Leite e colocará em prática, até o final de maio, o programa "Balde Cheio". Por meio dessa parceria, alguns técnicos da CALU serão treinados por profissionais da Embrapa, especializados no projeto, com o objetivo de viabilizar a produção de leite em pequenas áreas, por meio da adoção de tecnologias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia (CALU) fechou uma parceria com a Embrapa Gado de Leite, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e colocará em prática, até o final de maio, o programa "Balde Cheio". Por meio dessa parceria, alguns técnicos da CALU serão treinados por profissionais da Embrapa, especializados no projeto, com o objetivo de viabilizar a produção de leite em pequenas áreas, por meio da adoção de tecnologias.

Nesta primeira etapa do projeto, cerca de 100 propriedades serão assistidas, e a intenção é atingir um maior número possíveis de cooperados. Participarão do projeto pequenos produtores, em propriedades a partir de um hectare.

Segundo o presidente da CALU, Eduardo Dessimoni, esse programa faz com que os produtores de leite multipliquem sua renda por dez vezes ou mais. "Há produtores que aderiram ao projeto que tiravam entre 50 a 80 litros e hoje atingiram a marca de 500 litros/dia", conta.

O programa Balde Cheio foi idealizado pelo engenheiro agrônomo e Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Artur Chinelato. O objetivo é disponibilizar tecnologias simples, baratas e eficientes para que os pequenos produtores aumentem a produção e melhorem a eficiência na aplicação dos recursos disponíveis. O projeto proporciona também melhorias na assistência técnica, através da capacitação de profissionais. "Esses profissionais tornam-se multiplicadores das idéias e ações do Chinelato transformando centenas de propriedades pelo Brasil a fora", informa Dessimoni.

Para Eduardo Dessimoni, a expectativa é que esse programa traga sucesso tanto para o cooperado quanto para a Cooperativa. "Queremos ver o cooperado produzindo leite e tendo eficiência econômica. Em nenhuma outra atividade o pequeno produtor será remunerado como na produção leiteira", frisa.

As informações são da assessoria de imprensa da CALU.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Soares de Melo
JOSÉ SOARES DE MELO

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2007

Prezados Senhores,
Gostaria de informar-lhes que nossa cooperativa, a Cooperlat, juntamente com a CALU e outras dez cooperativas de laticínios de Minas Gerais, através da parceria com a FAEMG, também está participando do Programa Balde Cheio.

Nosso objetivo é, através da instalação de uma unidade demonstrativa da Embrapa no nosso município, treinar nossos técnicos, capacitando-os para levar essa tecnologia aos nossos associados (a grande maioria formada por pequenos produtores).

Atenciosamente,
José Soares de Melo.
Presidente da Cooperlat - Sociedade Cooperativa Piumhiense de Laticínios Ltda.
Piumhi / Minas Gerias.
Montovani Pereira
MONTOVANI PEREIRA

PALOTINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2007

Muito importante que tenhamos bons projetos para aumentar a renda dos pequenos produtores.
Qual a sua dúvida hoje?