Uma delas é, sem dúvida, a matriz C.A Fauna. Com lactação própria de 5.246 kg, a matriz tem produção comprovada através de suas filhas, que também já se definem como grandes produtoras. Uma delas foi até exportada para a Colômbia, pela Agroexport. Trata-se de Belle TE Kubera, do acasalamento de Fauna com o touro Fabuloso.

Outros destaques da progênie de Fauna são: Bengala TE Kubera, com 4.308 kg, em 365 dias na primeira lactação, adquirida recentemente pelo Dr Renato da Fazenda Baixadinha de Uberaba,Bimba TE Kubera com 3.160 kg, também na primeira lactação, e que ainda se encontra no plantel da Terras de Kubera e a Primeira da Rio Vale, que é a bezerra número 1 do plantel da Rio Vale Agronegócios.
"A Rio Vale Agronegócios é, sem dúvida, uma das grandes investidoras em genética de qualidade nos últimos dois anos dentro do Gir Leiteiro e formou nesse período um plantel de excelência,"- afirma o respeitado veterinário Luiz Ronaldo de Paula, da Leite Gir, que presta consultoria em genética para o criatório.
Outra filha consagrada da Fauna é a doadora Despojada de Kubera, adquirida pelo empresário carioca José Arley Lima Costa,que produziu uma primeira lactação na casa dos 4.500 kg de leite.Já no Pará, para o plantel de Álvaro Calil Kzan Filho,Binga de Kubera é mais um grande destaque da progênie de Fauna.
Fauna é a formadora do gir leiteiro da Corona
Recentemente, Carlão da Publique inseriu na seleção do Gir Leiteiro ninguém menos que o empresário Amílcar Yamin, proprietário das Duchas Corona e que tem um histórico de 35 anos na seleção de animais tendo sido expoente em gado leiteiro durante mais de 20 anos.
Yamin adquiriu de uma só vez, seis prenhezes da Fauna com o Meteoro de Brasília."Essa matriz é realmente um espetáculo, tanto em beleza racial quanto em produção leiteira e seu histórico de fertilidade não deixa dúvidas de que se trata de uma matriarca de exceção", elogia o empresário e novo criador de Gir Leiteiro.
O Gir Leiteiro é questão de segurança nacional
"Todo o trabalho que a Rio Vale está realizando é no sentido de contribuir para a evolução do Gir Leiteiro e para provar que a raça é indispensável na equação de se produzir leite a pasto a baixo custo no mundo tropical. O gir leiteiro é realmente questão de segurança nacional", afirma Carlão.
Assim, a empresa está investindo firme na multiplicação de seus melhores animais através de FIV e TE, essas duas tecnologias a cargo do veterinário Frederico Mendes, das empresas Ventrevivo e Multigen, localizadas em Uberaba (MG). Os resultados têm sido espetaculares: Só este ano deverão nascer , na Rio Vale, na Agropecuária Corona e na Fazenda Aprazível,do pecuarista de Uberaba João Machado Prata , que recentemente também adquiriu uma prenhez da Fauna, mais de vinte filhas dela,acasalada com os touros provados mais importantes do mercado.
Quem adquirir um produto da marca Rio Vale, sim a marca já possui algumas novilhas à venda, vai levar como garantia o Certificado de Produção, documento avalizado pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), e que garante tratar-se de um animal efetivamente melhorador e leiteiro. Esse certificado leva, além de foto do animal, todos os dados de performance das mães, deps dos touros e informações adicionais.
Para mais informações, por favor preencha o formulário abaixo.
Fonte: Rio Vale Agronegócios.