ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

La Vaca Feliz: brasileiros fazem sucesso vendendo queijo brasileiro na China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0

Quando o assunto é empreendedorismo, a China costuma ser lembrada como um berço de negócios disruptivos e tecnológicos. No caso do brasileiro Alessandro Nicolau, porém, o potencial encontrado foi bem diferente. Sua empresa, a La Vaca Feliz, faz sucesso vendendo queijos brasileiros no país.

Brasileiros fazem sucesso vendendo queijo brasileiro na China

Antes de sequer imaginar o negócio, Nicolau começou sua carreira ocupando um cargo de gestão na Secretaria de Turismo de Limeira, no interior de São Paulo. Seu trabalho era fomentar o desenvolvimento de programas turísticos na cidade, que consistiam em fazendas históricas e na manufatura de joias folheadas. Mas tudo isso iria mudar em 2007.

Nesse ano, Nicolau recebeu uma proposta inusitada: uma das empresas que produziam joias na região o convidou para ser representante na China, um dos principais importadores do produto. Sempre aberto para novos desafios, ele não pensou duas vezes: preparou suas malas e partiu para a Ásia. 

Mas seu futuro não estava na jóias, e sim nos laticínios. Em 2015, Alessandro Nicolau se tornou um pioneiro na produção de queijos brasileiros no país asiático.

Brasileiros fazem sucesso vendendo queijo brasileiro na China

Além dos queijos, a La Vaca Feliz produz pães de queijo, esfirras e coxinhas. Os principais clientes são outros negócios da região, como restaurantes e pequenos mercados.

A estrutura do negócio é enxuta. A La Vaca Feliz conta com apenas uma pequena fábrica e a produção dos queijos fica a cargo, principalmente, de Nicolau e sua irmã, Lila. Além deles, a empresa conta com mais três funcionários. “O processo de produção do queijo é secreto, então nossos funcionários ficam encarregados apenas de serviços mais braçais.”

O leite é fornecido por um conjunto de produtores locais, escolhidos a dedo pelo empreendedor. Por mês, são transformadas mais de uma tonelada da bebida em 100 quilos de queijos de vários tipos. Dentre eles está o Minas, o queijo coalho, o queijo fresco, a muçarela nozinho, o queijo com ervas, a ricota e o requeijão fresco.

Um país de oportunidades

Lila Nicolau já trabalhava no ramo de alimentos muito antes de assumir a empresa com seu irmão. Até então, seu negócio consistia em fabricar marmitas congeladas de comida brasileira. “Desde aquela época, já tínhamos o interesse em fabricar queijo, mas ainda não havia surgido a oportunidade”, conta Alessandro Nicolau.

Na época, uma família de mexicanos já atuava fabricando queijos na região. Mas, em meados de 2015, eles resolveram mudar de ramo e investir na fabricação de tortilhas. Diante esse cenário, os irmãos Nicolau viram a oportunidade perfeita de empreender. Compraram as instalações da família, herdaram seu portfólio de clientes e reestruturaram o modelo de negócios. 

Segundo o empreendedor, desde o início a intenção foi investir no mercado local, optando por não exportar os produtos. 

Brasileiros fazem sucesso vendendo queijo brasileiro na China

Além da afinidade com o produto, os irmãos identificaram aquele mercado como estratégico. Segundo Alessandro Nicolau, o consumo de queijo pelos chineses vem crescendo exponencialmente.

Ele conta que derivados do leite, como o iogurte, sempre estiveram presentes na alimentação dessa população. Já o queijo, por questões culturais, nunca esteve tão presente no cardápio. Isso teria começado a mudar nos últimos anos, quando pizzarias (que têm o queijo como um dos ingredientes mais utilizados) pipocaram pelo país.

Desde então, Nicolau vem observando uma mudança expressiva no hábito alimentar da população. “Algumas pessoas estão até mesmo utilizando o queijo como substituto do tofu, que é muito usado na gastronomia chinesa.”

O negócio dos irmãos Nicolau também é impulsionado pela falta de concorrência. Segundo Alessandro, a La Vaca Feliz é a única que vende queijos típicos da América Latina no país. “Você consegue encontrar queijo em grandes redes varejistas, como o Carrefour e Wallmart, mas são produtos importados e sem frescor.”

Brasileiros fazem sucesso vendendo queijo brasileiro na China

Esse frescor é outro diferencial do negócio. De acordo com Alessandro, os queijos da La Vaca Feliz são produzidos no mesmo dia em que o leite é ordenhado das vacas, tornando a qualidade do produto superior aos importados.

Para fechar com chave de ouro, a logística da China permite que os Nicolau escoem seus produtos por todo o país. “Um queijo que terminamos de produzir no período noturno consegue chegar a Pequim, que fica a 3 mil quilômetros de distância, na tarde do dia seguinte". Até agora, essa operação vem se mostrando rentável. A La Vaca Feliz faturou R$ 700 mil em 2018.

Bom para os negócios

Alessandro Nicolau define a China como um bom lugar para se empreender. Além de ser o país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de pessoas, ela tem burocracia e carga tributária menores do que o Brasil.

“Até eu, como estrangeiro, não vi dificuldade em abrir meu próprio empreendimento”, conta Nicolau. Ele também cita o imposto único chinês como um fator que alivia a contabilidade do negócio. Com menos encargos trabalhistas, também é mais fácil contratar no país, conta o empreendedor.

Agora, o próximo passo é expandir a capacidade produtiva do negócio, conseguindo fornecer produtos para grandes redes varejistas. Para que isso se torne possível, os irmãos Nicolau estão em busca de suporte das grandes empresas brasileiras.

“Recentemente, 24 empresas receberam permissão para exportar produtos para a China. Nosso objetivo é que elas notem que produzir na Ásia pode ser uma opção ainda mais rentável, e a La Vaca Feliz está aqui para ajudar”, diz Alessandro Nicolau. 

As informações são das Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures