Em um momento de crise como o que vivemos, um dos bens mais preciosos para as marcas é conhecer de perto a relação dos brasileiros com as ações promocionais e identificar como eles enxergam esse tipo de iniciativa durante a pandemia. Este foi o objetivo que moveu um estudo feito pela agência MKT House em parceria com a Opinion Box, com mais de 800 respondentes, em todo o Brasil, entre os dias 26 de maio a 1º de junho.
A pesquisa mostra que 96% dos brasileiros veem as ações promocionais como iniciativas positivas e, para 52%, as marcas que fazem promoções e ajudam o consumidor a economizar em um momento de crise são vistas como parceiras. Por outro lado, 44% dos entrevistados acreditam que as promoções são importantes para que a indústria continue vendendo neste momento.
Além disso, 92% dos brasileiros que participaram do estudo dariam preferência por participar de ações promocionais que favorecessem causas sociais, sendo que 42% desta amostra afirma que participaria de promoções que parte das vendas seja revertida para alguma causa social.
Outro dado revela que uma ação promocional neste momento de pandemia pode impulsionar os consumidores a testar novas marcas já que 55% dos pesquisados se mostraram dispostos a trocar a sua marca preferida por outras que ofereçam promoções.
Quase 70% dos participantes afirmam que comprariam mais de um item de uma marca apenas para participar de uma promoção. Entre os meios que mais influenciam a participar de uma promoção, as redes sociais aparecem com 66%, seguida por influenciadores, com 22%, e celebridades com 12%.
As informações são do Mundo do Marketing.