Brasil terá queda de 8% no PIB neste ano, estima Banco Mundial

Projeção para a economia brasileira é uma das piores entre os países da América Latina e Caribe.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A economia brasileira deverá sofrer uma queda de 8% neste ano, com uma modesta recuperação de 2,2% no ano que vem, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Mundial.

Continua depois da publicidade

O recuo estimado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é maior do que o esperado para o bloco América Latina e Caribe, que teria queda de 7,2% em 2020, segundo o Banco Mundial, crescendo 2,8% em 2021.

A projeção para o Brasil é uma das piores entre os países da região, superando apenas as estimativas para o Peru, de retração de 12%, e outros países menores, como Belize.

Continua depois da publicidade

A queda de 8%, se confirmada, será a maior da história do Brasil. A série das contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa em 1900, com a primeira variação registrada no ano seguinte. As duas maiores retrações ocorreram em 1990 (-4,35%) e em 1981 (-4,25%).

De acordo com o organismo multilateral, a atual retração reflete as políticas de “lockdown”, o recuo nos investimentos e a perda de valor das commodities de que o país é fortemente exportador.

As informações são do jornal Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?