ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil reduz importações de leite em pó

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2001

1 MIN DE LEITURA

0
0
As importações brasileiras de leite em pó fecharam o mês de abril em 4 mil toneladas, 46,6% a menos do que o volume importado no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a redução é de 53,2%: 53,4 mil toneladas no primeiro quadrimestre de 2000 contra as 25 mil toneladas importadas até abril deste ano. Os dados são da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Os números consolidam a tendência de queda nas compras externas de leite em pó verificadas a partir dos acordos de preços mínimos feitos com a Argentina, Uruguai e empresas da União Européia, além das tarifas antidumping aplicadas às exportações da Nova Zelândia. Em valores, a redução nas importações de leite em pó foi de 36,8%: US$ 13,5 milhões em abril de 2000 contra US$ 8,5 milhões em abril deste ano.

De acordo com o chefe do Departamento Econômico da CNA, Vicente Nogueira Netto, a redução acontece não apenas em relação ao leite em pó, mas a todos os produtos lácteos. Segundo Vicente Nogueira, a queda nas importações consolida também a tendência de recuperação dos preços ao produtor e o aumento da demanda interna, observados a partir de fevereiro. Para este ano, a expectativa é de que as importações cheguem, no máximo, ao equivalente a 1,4 bilhão de litros de leite. A produção nacional deve crescer 5%, alcançando 20,82 bilhões de litros e suprindo quase que a totalidade do mercado nacional.

Paulo Sérgio Mustefaga, assessor técnico da CNA, explica que a retração determinada pelas medidas antidumping também refletem nas cotações do leite no mercado interno. "Os efeitos serão percebidos mais claramente a médio e longo prazo. O produtor, por exemplo, passará a ser melhor remunerado e poderá investir para aumentar sua capacidade", afirma. Mustefaga diz, ainda, que o quadro pode mudar a partir do mês de junho. "Como estamos em período de entressafra, as importações podem aumentar a partir desse mês", prevê.

fonte: Confederação Nacional da Agricultura e Valor Online (por Maeli Prado), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint