ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil promove simulado para atendimento rápido a possíveis focos de aftosa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Para garantir a resposta rápida e o atendimento célere a possíveis focos de febre aftosa, será realizado no Paraná, de 11 a 17 de agosto, o treinamento simulado em emergência para o atendimento à um foco de febre aftosa. O simulado faz parte do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), com a Coordenação Técnica do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP/Mercosul) e Centro Pan Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irão participar todos os envolvidos com a sanidade agropecuária do Brasil, incluindo produtores, representantes dos Serviços Veterinários Estaduais e da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O simulado já foi notificado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Na área onde será realizado o simulado, há cerca de 740 propriedades, sendo que no estado do Paraná existem 176.368 fazendas com bovinos e bubalinos. Segundo o coordenador de emergência zoosanitária do Ministério, Nilton de Morais, para o Brasil e os países da América do Sul, o simulado é uma oportunidade para reforçar a cooperação e a capacidade de resposta em um território com status de livre de febre aftosa. “Todos têm interesse que este simulado aconteça: o Mapa, para treinar os profissionais das Superintendências Federais de Agricultura e dos Serviços Veterinários Estaduais; o CVP/Mercosul e Panaftosa, para treinar veterinários de cinco países, e o Paraná, que poderá retirar a vacinação contra a febre aftosa a partir de novembro de 2019, de acordo com o Plano Estratégico do Plano Nacional de Erradicação e Controle da Febre Aftosa (PNEFA) 2017/2026", diz.

O simulado vai abordar a teoria e a prática de como deve ser feito o diagnóstico, colheita de amostras, investigação epidemiológica, rastreabilidade, sistema de informação e registro de investigações, medidas de biossegurança, procedimentos de contenção e erradicação de um foco de febre aftosa, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência para a doença, integrante do PNEFA.

Está prevista a participação de 160 veterinários no simulado: 64 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); 12 da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai;  37 do Mapa; 38 dos Serviços Veterinários Estaduais e de todos os Estados brasileiros; 7 da Defesa Civil do Paraná e 2 da Prefeitura de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Na semana passada, dias 25 e 26, em Curitiba, foi realizada reunião com a Defesa Civil, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e SFA/PR, preparatória para os ajustes necessários à realização do simulado.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures