O comitê consultivo agrícola Brasil-Estados Unidos vai realizar teleconferências para discutir posições de interesse comum dos dois países no Codex Alimentarius. A decisão foi tomada na última segunda-feira (06/02), durante reunião com representantes dos dois países, realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A iniciativa visa estreitar as relações Brasil-Estados Unidos no Codex. Nas teleconferências serão debatidas questões tratadas pelo Comitê de Princípios Gerais como análise de risco e pelos Comitês de Ração Animal, Leite e Produtos Lácteos e Métodos de Análise e Amostragem.
Durante o encontro o Brasil apresentou as razões de sua candidatura para sediar o Comitê sobre Contaminantes. O comitê é responsável por estabelecer níveis de referência para contaminantes e substâncias tóxicas naturais que podem estar presentes nos alimentos e nas rações de animais.
"Sediar o Comitê do Codex sobre Contaminantes representaria para o Brasil coordenar um grupo que afeta todo o agronegócio", afirmou o diretor de assuntos sanitários e fitossanitários do Mapa, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.
O Codex Alimentarius é um fórum internacional de normalização de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Com informações do Mapa.
Brasil e EUA discutem Codex Alimentarius
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANTÔNIO FERNANDES DE CARVALHO
VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 09/02/2006
Antes dos responsáveis no setor de leite e derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começarem a discutir o Codex Alimentarius eles deveriam rever as normatizações internas. As análises microbiológicas, Instrução Normativa 62 -2003, e as físico-químicas, Instrução Normativa 22 -2003, não estão em equilíbrio com o Standard Methods for the Examination of Dairy Products e nem com a Federação Internacional de Laticínios.