ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil e China traçam planos para aumentar o comércio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
Brasil e China irão diversificar, este ano, a pauta do comércio do agronegócio. A agenda de trabalho foi revista durante visita oficial da delegação brasileira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última semana, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, 93% das exportações brasileiras ao país asiático são concentradas no complexo soja.

Durante a visita dos secretários de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, e de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, foram aprovados modelos de Certificado Sanitário Internacional para Exportação.

Os países acordaram em implementar algumas medidas de efeito imediato. Vinte e quatro estabelecimentos brasileiros produtores de aves já estão autorizados a exportar carne congelada à China e os primeiros embarques devem acontecer já no próximo mês. Os frigoríficos haviam sido habilitados pela China, desde novembro de 2008, mas nenhum embarque àquele país foi realizado, até o momento, devido a não concessão das licenças de importação. Da mesma forma, estabelecimentos chineses estão igualmente autorizados a exportar tripas de ovinos e caprinos ao Brasil.

O atual modelo de certificado sanitário para a carne bovina deverá ser utilizado até 15 de agosto de 2009. Após esta data, passará a vigorar o certificado sanitário acordado entre as partes, com base no protocolo existente para este produto.

Atualmente, apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Acre estão autorizados a exportar carne bovina à China. No entanto, já está sinalizada a abertura do mercado para os outros estados reconhecidos como áreas livres de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). São eles: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e partes do Amazonas e do Pará.

Além disso, China e Brasil acordaram em aprofundar a cooperação técnica em frutas, pintos de um dia, ovos para incubação, produtos lácteos, exportação de carne termoprocessada de aves chinesa, gelatina, carne e couro de equídeos, e registro de estabelecimentos brasileiros exportadores de carne bovina.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe Agripoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR BASSAN GONCALVES

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/05/2009

Por favor pontuem os itens do modelo sanitário que deveremos seguir, pois não parece haver um ordem científica e técnica , mas um aposição individual , não embasada em processos científicos. Está com cheiro de barreira comercial e não sanitária!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures