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Bovinocultura de leite ganha Frente Parlamentar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2015

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Na data em que se comemora o Dia Mundial do Leite - 1º de junho - parlamentares, produtores e representantes do setor lácteo celebraram mais uma conquista: o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite na Câmara dos Deputados.

Criada com o objetivo de discutir, elaborar e propor a tramitação de propostas que incentivem a indústria láctea e a democratização do acesso regular e permanente de todos os brasileiros ao consumo de leite de qualidade, a Frente foi lançada durante o “Brasília FestLeite”, no Museu da República, em Brasília.

Para Carlos Magno, assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a criação da Frente veio em momento oportuno, uma vez que o setor tem sofrido achatamento nas margens tanto na produção primária quanto industrial. “Os estudos deste grupo de trabalho vai apontar os gargalos e indicar os melhores caminhos para melhorar a produtividade e a competitividade, auxiliar a área técnica e aumentar o consumo do produto”, justificou.

O presidente da Frente, deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), acrescentou que uma das grandes preocupações do setor se refere à busca de diretrizes para equilibrar o mercado interno, considerando que o consumo de leite no País não acompanhou o aumento da produção, que na última década foi de 4,5% ao ano. “O setor trabalha para estimular esse consumo e aumentar as exportações e rever o atual desiquilíbrio no mercado. O preço pago ao produtor caiu 15%, do ano passado para cá. Precisamos reverter esse quadro. A maneira mais eficaz de beneficiar o produtor é melhorar a competitividade da indústria”, disse.

Outra ação que a Frente Parlamentar quer implementar é trabalhar no esclarecimento à sociedade sobre os benefícios nutricionais do leite, bem como a qualidade, enfatizando os rigorosos controles sanitários pelos quais passa o produto em todas as suas etapas de produção.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA

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JOÃO LARI FELIX CORDEIRO

ITAJAÍ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/06/2015

Não acredito em Frente Parlamentar, geralmente não dá em nada.Deveria-se criar uma frente composta por produtores, indústrias do setor de lacticínios, MAPA, Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais, Sindicatos Rurais, Cooperativas e Empresas de Pesquisa do setor leiteiro para mostrar a realidade do setor leiteiro a sociedade( custo de produção/litro/leite, valor nutricional do leite e produtos lácteos em todas as fases da vida das pessoas, sanidade do rebanho, exames de rotina realizados pelos órgãos de fiscalização a nível de  fazenda, transporte e indústria,etc.), investindo fortemente em marketing para desmistificar de que só criança na primeira infância deve tomar leite. Unir  a cadeia do leite é o grande desafio, pois, é um setor desunido, pois os parceiros da cadeia ( produtor, indústria e mercado) desconfiam um do outro.
NELSOMAR PEREIRA FONSECA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2015

Precisamos investir em propaganda de nosso produto, mostrar que o leite e seus derivados e necessário e eficiente a saúde, e ao desenvolvimento humano, não só na saúde como também em outras fases do desenvolvimento como o intelectual. Esta

frente parlamentar tem o dever de informar aos consumidores o valor do leite e seus derivados para a saúde, e para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Quantos empregos a cadeia produtiva do leite direta e indireta proporciona ao país? Hoje quanto vale um litro de leite? Quanto vale uma dose de cachaça? Um copo de água mineral? Uma latinha de coca? Um kg de sal mineral? Uma dose de vacina aftosa?  E outras? Esta frente parlamentar tem obrigação de mostrar ao país como está a realidade do produtor de leite no país. Precisamos de quebrar o paradigma que o leite por ser um alimento, tem que ser e valor, inferior ao um copo de água mineral ou a uma pinga.
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/06/2015

Fica difícil de aumentar o consumo  pq o consumidor não tem segurança se o produto é de qualidade.

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