ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: bovinocultura de leite de Queimadas terá investimento do Governo do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2021

1 MIN DE LEITURA

0
1

O Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com intuito de fortalecer o  sistema produtivo da bovinocultura de leite do município de Queimadas, território de identidade Sisal, está investindo mais de R$ 480 mil em dois convênios locais.

A iniciativa beneficiará diretamente 238 produtoras e produtores das comunidades rurais Riacho da Onça, Lajedo, Tiririca, Limpo dos Bois, Umbuzeiro Grande e Várzea da Capoeira.

Os convênios foram assinados, no último dia 23, e têm objetivam tornar a atividade de produção de leite mais eficiente e rentável, como explica o técnico em desenvolvimento produtivo do Pró-Semiárido, Jiliarde Ferreira: “Estes convênios são de fundamental importância para a cadeia produtiva, pois vai tornar a produção de leite mais eficiente e rentável, pois possibilita o aumento da produtividade, a diminuição dos custos de produção, a melhoria da qualidade do leite e dará mais autonomia a esses produtores no processo de comercialização. Vi fortalecer ainda a prática associativista e cooperativista naquela região”.

Além disso, a ação do projeto vai dar a possibilidade dos produtores se enquadrarem às exigências da Instrução Normativa 77, na qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. Com isso, as famílias vão poder fornecer o leite para indústrias regulamentadas e certificadas, e assim ampliar parcerias e obter melhoria da renda.

Nas comunidades beneficiadas com os convênios, o volume de produção de leite é bem heterogêneo. Há produtores que produzem 10 litros de leite por dia e há também aqueles que chegam a extrair 300 litros. Além da produção de leite, a maioria dos produtores está envolvido com outras atividades complementares, como a criação de caprinos, ovinos, suínos, galinhas e a produção de hortaliças.

Quanto à comercialização, eles e elas fornecem a matéria-prima para o Laticínio Casa Grande, na comunidade Riacho da Onça, para as empresas Betânia e Davaca, bem como para pequenos “fabricas” ou queijarias. Reconhecido o potencial destas atividades e a disposição dos beneficiária/os em qualificá-las, além dos dois convênios, o Projeto Pró-Semiárido vem desenvolvendo ações no território rural, por meio de investimentos de cunho produtivo e social, com especial estímulo aos jovens e mulheres.

As informações são do Governo da Bahia, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures