Bom Gosto distribuirá refrigeradores a fornecedores

A Bom Gosto distribuirá, em comodato, 5 mil resfriadores de expansão para fornecedores de leite que ainda usam sistemas de resfriamento indireto, menos eficaz no combate à multiplicação de bactérias no produto <i>in natura</i>. Os equipamentos exigirão investimento de R$ 40 milhões.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

A Bom Gosto distribuirá, em comodato, 5 mil resfriadores de expansão para fornecedores de leite que ainda usam sistemas de resfriamento indireto, menos eficaz no combate à multiplicação de bactérias no produto in natura.

Segundo o presidente da Bom Gosto, Wilson Zanatta, os equipamentos exigirão investimento de R$ 40 milhões, em parte financiado pelo Banco do Brasil, e serão distribuídos ao longo de cinco anos junto com kits de limpeza. Os criadores também terão suporte técnico na produção de forrageiras e, em contrapartida, terão que fornecer matéria-prima com exclusividade para a empresa e se comprometer com a elevação dos níveis de produção.

Quanto mais demora o resfriamento, mais as bactérias se multiplicam. Com o novo sistema, a matéria-prima cai de 37 para quatro graus centígrados em duas horas. No método anterior, são entre cinco a seis horas para chegar a sete ou oito graus centígrados, explicou Zanatta. Segundo ele, de 40% a 50% de todo o leite brasileiro é resfriado por expansão, contra 100% no Uruguai, país que tem acesso livre a todo o mercado internacional de lácteos.

As informações são de Sérgio Bueno, do Jornal Valor Econômico.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Carlos de Castro
ROBERTO CARLOS DE CASTRO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2008

O bom para o produtor é ele ter condições para não ficar preso ao contrato de comodato com nenhum laticínio. Com isso pode exercer sua condição de escolha e procurar o laticínio que melhor lhe remunere. Um abraço!
Roberto Cunha Freire
ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 13/04/2008

Já é um diferencial, porém como eu era fornecedor da Santa Rita que foi adquirida pela Bom Gosto, quero crer que será dada a continuidade das negociações que estávamos em andamento. O que precisamos como produtor rural de leite é realmente do indexador lastreado no prêço médio no atacado apurado de uma cesta de produtos de derivados do leite, quando não empata está no vermelho, é extremamente injusto essa política de preços do leite pago para o produtor.

Creio que as cooperativas que eram o grande instrumento que tinhamos, já deveriam ter implantado esse indexador e não o fizeram. De minha parte só me mantenho fiel a qualquer empresa compradora de leite, se me pagarem um preço justo pelo meu produto, caso contrário vai acontecer o que já vem acontecendo na minha região, muita gente saindo do leite e indo para outra alternativa como por exemplo, boi de corte, seringueira, eucalípito etc.
ELAINE CRISTINA AGUSTINI VAZ
ELAINE CRISTINA AGUSTINI VAZ

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2008

Gostaria de saber, qual região será beneficiada por esses refrigeradores; sou da zona da Mata Mineira e a Bom Gosto adquiriu aqui a Santa Rita, à qual era vendida o leite produzido por nós.

Homilton Narcizo da silva
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2008

Com referência a esta matéria, tenho certeza será executada pela Bom Gosto, não tem coisa melhor, tanto para o produtor, indústria e consumidor, porque quanto mais rápido o leite for refrigerado, melhor será sua qualidade. São atitudes inteligentes como estas que traz desenvolvimento e animo para os produtores, que sempre fazem o dever de casa, mesmo com muita dificuldade, veja por exemplo, o custo dos insumos a que ponto chegou .

Parabéns Bom Gosto.
Qual a sua dúvida hoje?