ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boas perspectivas para um produtor confiável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/06/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Num momento em que a Covid-19 ainda se espalha na América do Sul com a velocidade de uma nuvem de gafanhotos, é "chover no molhado" dizer que são muitos os desafios encarados pelo agronegócio brasileiro para manter os níveis de produção e garantir o abastecimento doméstico e as exportações de alimentos em meio à difícil tarefa de preservar a saúde das pessoas envolvidas nas mais distintas atividades do setor.

Mas, à medida em que a oferta interna é garantida a preços razoáveis e o fluxo de embarques avança, movidos por uma logística do campo às cidades e portos que até agora resiliente, o cenário de longo prazo para o campo parece cada vez mais positivo. Segundo especialistas, é como se fosse um teste no qual o Brasil, pelo menos até agora, está com resultados acima da média.

Acima da média, desde que as notas sanitárias continuem elevadas, também serão os avanços anuais de produção e exportações de algumas das principais cadeias do agronegócio do país na próxima década, como aponta o novo “Outlook Fiesp – Projeções para o Agronegócio Brasileiro 2029” (ver infográfico).

Crescimentos que, segundo o trabalho, feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em parceria com a MB Agro poderão elevar a participação do Brasil nas exportações mundiais de soja de 47%, neste ano, para 53% em 2029. No caso do milho, a fatia poderá saltar de 23% para 27%, e no do açúcar de 35% para 41%. Na área de proteínas animais, o “market share” da carne bovina deverá no mínimo ser mantido em 18%, enquanto na carne de frango tende a subir de 36% para 44% e, na carne suína, poderá chegar a 10%.

“Ninguém poderia imaginar que em 2020 o mundo teria que conviver com os efeitos devastadores, para a saúde e para a economia, de uma pandemia global. A Covid-19 estava fora do radar e o agronegócio também sente os seus impactos, já que não está isolado da economia. O etanol é um exemplo dessa realidade, por ser fortemente afetado pela redução do consumo. O momento é desafiador e a situação gera dúvidas e ansiedades. Entretanto, o Brasil demonstrou sua capacidade de manter o abastecimento interno e cumprir os contratos de exportação”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

A China continuará a ser o vetor de expansão das exportações do agronegócio brasileiro. A simbiose entre os dois países nos mercados de soja e carnes tem se consolidado apesar de declarações infelizes sobre os chineses de autoridades do governo brasileiro, e há demanda para que o Brasil diversifique as vendas. O país asiático também parece não ter condições de embarcar na onda protecionista que cresce no mundo por medo do novo coronavírus, embora continue a lançar mão de estratégias comerciais nem sempre previsíveis.

Se a China não tropeçar em seus problemas sanitários e sua economia continuar a crescer, estima o Outlook da Fiesp, o aumento de sua demanda por soja, usada sobretudo na fabricação de rações animais, será o principal motor para um crescimento de mais de 40% da produção brasileira na próxima década, que poderá se aproximar de 170 milhões de toneladas por safra.

No trabalho, outra maneira de medir a importância da China é a previsão de que a Ásia, liderada pelo país, representará 56% do aumento da demanda global por carnes até 2029. Grande exportador de proteínas animais, o Brasil já tem na China seu principal cliente para carnes bovina, de frango e suína e, como apontam as estimativas para alta dos embarques, também aqui a interdependência deverá crescer.

Olhando para frente, o estudo, como os publicados nos últimos anos, confirma que o cenário também é positivo para o consumo de alimentos no próprio Brasil, onde é vendida a maior parte da produção de quase todas as cadeias, com raras exceções – a soja é uma delas. Para soja, milho, açúcar e carnes, entre muitos outros produtos agropecuários, as perspectivas do Outlook são de crescimentos. Os destaques são os avanços previstos para soja e milho até 2029 (36% e 38%, respectivamente), necessários para sustentar a expansão da oferta de carnes.

O problema, afirmaram Roberto Betancourt, diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Antonio Carlos Costa, gerente do mesmo Deagro, e Alexandre Mendonça de Barros, sócio-diretor da MB Agro –que conversaram durante quase duas horas com o Valor sobre o Outlook - é que antes de 2029 está 2020, 2021, 2022... E nesse horizonte de prazo mais curto há obstáculos.

Preservar a saúde das pessoas e a qualidade, a sanidade e a sustentabilidade socioambiental dos alimentos em meio à Covid-19 é um deles. Principalmente quando os consumidores estão mais exigentes e novas tecnologias, muitas delas desenvolvidas por um número crescente de agtechs, permitem a rastreabilidade total do que está na mesa das famílias. “O protecionismo ambiental europeu, por exemplo, está recrudescendo”, afirmou Betancourt.

E há questões domésticas importantes que estão "tirando o sono" de produtores rurais e agroindústrias. Há incertezas quanto à injeção de liquidez pelo governo na economia, em relação ao andamento de reformas como a administrativa e a tributária, sobre as relações trabalhistas pós-pandemia e a respeito dos níveis de desemprego. Afora o risco de elevação da tributação sobre o setor, justamente por ser um dos poucos que está crescendo durante a crise. São fatores que moldam uma fragilidade econômica que não poupa o agronegócio e pode apressar a velocidade de concentração dos negócios em alguns segmentos.

Mas isso em um ambiente de taxas de juros e inflação baixas, dólar favorável às exportações, novas fontes de financiamento – nacionais e internacionais –, mais recursos para o seguro rural e mais agilidade na comercialização interna, graças a ferramentas desenvolvidas e lições aprendidas nesta pandemia.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures