O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acaba de conceder a José Carlos Beckheuser, um dos diretores da Beckhauser Troncos & Balanças (Paranavaí/PR), patentes que dão proteção a três mecanismos de contenção fabricados pela empresa: o sistema Trapézio, as pescoceiras paralelas e os portões de entrada e saída em duas folhas.
Hoje incorporados por outros fabricantes, os três sistemas foram criados com base em estudos de comportamento e bem-estar bovino, e são resultado da busca de melhorias em segurança para o homem e o animal, menos esforço e mais agilidade na lida do campo.
Quando lançado, em 1996, o Tronco Trapézio trouxe as soluções, até então inéditas, que ajudaram a mudar o conceito de contenção bovina no Brasil.
O sistema Trapézio faz a contenção do bovino pelo posterior sem causar lesões sobre costelas ou ossos da bacia. A peça oferece melhor acesso do técnico ao corpo do animal, tanto lateralmente quanto ao posterior, facilitando procedimentos como cirurgias de flanco, inseminação artificial, castração e exame andrológico.
O Tronco Trapézio também trouxe as pescoceiras paralelas, que prendem o pescoço do gado com mais rapidez e eficiência que os convencionais modelos com movimento circular ou em "tesoura". No modelo da Beckhauser, as pescoceiras não deixam espaços no assoalho do tronco quando abertas, evitando acidentes com membros do animal e diminuindo consideravelmente a fuga da contenção.
Com movimentos parecidos com a pescoceira, os portões em duas folhas também eliminaram os vãos causadores de lesões. O curso para abrir ou fechar o portão foi reduzido à metade, diminuindo o esforço físico do operador e agilizando o trabalho.
Fonte: Assessoria de imprensa da Beckhauser
Beckhauser consegue patente de invenção
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.