A Batávia, pela primeira vez na história, fechou o ano no azul. Segundo balanço divulgado ontem, a empresa lucrou R$ 13,6 milhões em 2005. O lucro foi conquistado com uma elevação de 13% na receita, que chegou a R$ 639 milhões.
Este ano, a empresa espera ter uma receita 18% maior, segundo o diretor geral da empresa, José Antônio do Prado Fay. E os indicadores do primeiro trimestre já mostram essa tendência: os volumes de venda cresceram 15% ante igual período de 2005, e o faturamento, 12%.
O lançamento de novas linhas de produtos em 2005, como sucos prontos para beber e itens a base de soja, a ampliação do parque industrial e o ganho de eficiência devido à melhoria nos processos de distribuição foram os responsáveis pelo desempenho positivo do ano passado. Em 2004, a empresa registrou prejuízo de R$ 8,245 milhões.
Além da perspectiva de ampliação das vendas, mais eficiência e novos produtos devem garantir um aumento na receita, segundo o executivo. Ele faz segredo sobre os novos itens que a empresa lançará este ano, foram 60 em 2005, mas afirma que a planta para produção de sucos prontos, inaugurada no fim de 2005, pode ser destinada à fabricação de outros itens. A unidade, em Carambeí (PR), teve investimentos de R$ 4 milhões e trabalha com tecnologia de embalagens longa vida da alemã SIG Combibloc.
Para ampliar a produção este ano, a empresa deve captar mais leite. Foram 228 milhões de litros em 2005. Neste primeiro trimestre, a captação já cresceu 12%, de acordo com reportagem de Alda do Amaral Rocha para o Valor.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.