Bancada ruralista não apóia Stephanes para o Mapa
A indicação do deputado Reinhold Stephanes para a pasta de Agricultura já encontrou vozes dissonantes no Congresso. O deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), um dos integrantes da bancada ruralista na Câmara, disse que Stephanes não é do setor do agronegócio e não terá o apoio dos ruralistas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Na avaliação de Lupion, é fundamental que o escolhido para esse ministério seja um produtor agrícola ou pecuário, o que não é o caso do deputado indicado.
Entre as preferências de Lupion estão Moacir Micheletto (PR), Waldemir Moka (MS) e Valdir Colatto (SC), todos do PMDB, partido ao qual cabe, na divisão de cargos do Executivo, a indicação de um nome para o Ministério da Agricultura.
"Demos sustentação ao governo Lula durante quatro anos, com o Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura). Se Lula entender de colocar alguém que não é do ramo, ele não quer o apoio da bancada. É um desrespeito ao setor rural", afirmou Lupion.
As informações são do Estadão/Agronegócios.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 22/03/2007
O deputado Lupion é , sem nenhuma dúvida, a voz mais forte do Paraná, no Congresso, na defesa dos interesses, principalmente da pecuária.
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
EM 22/03/2007
Mas está no fato de o presidente não ser do ramo (aliás, de que ramo ele é? talvez futebol). O ministro da Fazenda também está fora da área dele (acho que o ramo dele deve ser corte e costura, bordado, chochê... mas economia não é!).
Também o ministro do planejamento não é do ramo. Deve ser do ramo de lavanderia, perfumaria, ou qualquer coisa parecida. Mas planejamento definitivamente não é!
Agronegócio depende muito de macroeconomia, abertura de mercados, etc. Talvez mais que outras ações endógenas. Mas é claro que a atuação do ministério para melhorar sanidade/defesa animal e vegetal, atuar junto às instâncias de mercado externo, entre outras atribuições típicas de governo é importante. Pra isso depende de dinheiro. O volume destinado à pasta já é ridículo, mas...
O contingenciamento de verbas para o ministério da Agricultura por "quem não é do ramo", lá nos ministérios ditos "econômicos" e a falta de prioridade para quem sustenta 37% dos empregos, o saldo da balança comercial, 30% do PIB, ou seja o agronegócio, demostrada pelo presidente, que não é de ramo nenhum, é que faz com que não interesse quem esteja no comando: um Roberto Rodrigues, um Pratini de Moraes ou qualquer outra pessoa, por mais competente e séria que seja.
Li na Folha de São Paulo (20/março), na coluna do Simão: "E o chargista Frank revela como o Lula está escolhendo o ministro da Agricultura: ´Esse usa laranjas, esse tem muitos pepinos, esse é o maior abacaxi, tenho que achar logo um perfeito banana´. Um banana pra Agricultura!"
É isso aí! 4 anos passam muito lentamente... Para ver como o filósofo Faustão tem razão: "urna não é penico"!

ARAGUATINS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 21/03/2007
Abraço a todos!

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 21/03/2007
Acho que este nosso deputado Lupion devia ser mais inteligente e ir cuidar da fazenda dele, ao invés de ficar em Brasília falando sem pensar.

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/03/2007
Acredito que um ministro da Agricultura deve possuir uma harmonia com o ambiente agrícola, conhecendo o mesmo profundamente, concordam? Realmente não entendo as idéias deste governo, alguém entende?
BARRETOS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/03/2007
Ser do ramo definitivamente não é uma garantia de sucesso, mas se nos queremos iniciar uma luta para reunificar os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agraria, Reinhold Stephanes pode ser um verdadeiro coringa e, por isso, gostaria de ver o deputado ser o próximo Ministro da Agricultura.