Balde Cheio: 54 fazendas assistidas em Uberlândia/MG
Tanto em Uberlândia (MG) como em outros municípios mineiros, o programa Balde Cheio está atingindo o objetivo de promover a melhoria da renda do produtor. No estado, são 40 municípios participantes, e está sendo articulada a participação de outros.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Em Uberlândia, ele está sendo desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do de Minas Gerais (Faemg), o Senar Minas e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Uberlândia (Calu). Já são 54 fazendas assistidas, oito delas servindo como unidades demonstrativas do projeto.
"O Balde Cheio tem tudo para ser bem-sucedido, pois é simples e sustentável. Além disso, tem grande alcance social, porque está atendendo basicamente a pequenos produtores rurais", ressalta o presidente da Faemg, Roberto Simões.
Os bons resultados são confirmados pelo produtor Roberto Pereira de Oliveira. A produção, que não passava de 70 litros diários no período das águas, aumentou 50% só no primeiro mês. Hoje a produção diária é de 200 litros de leite - sem ampliar o rebanho - com 16 vacas em lactação. "Antes, não anotávamos nada: não tínhamos noção de quanto ganhávamos e gastávamos ou de quanto uma vaca produzia. Agora, controlamos tudo", disse o produtor.
Segundo o presidente da Calu, Eduardo Dessimoni, o sucesso do projeto é tanto que em breve deve dobrar o número de propriedades assistidas na região. Para o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, os resultados do Balde Cheio irão se refletir de maneira significativa na produção nacional, já que o projeto atende prioritariamente o produtor de pequeno porte, categoria que representa 75% do total de pecuaristas de leite do país.
Em linhas gerais, o projeto consiste na adoção de técnicas de manejo de pastagem do gado, controle zootécnico e gestão da propriedade, com o acompanhamento minucioso das receitas e despesas, buscando a maior produção de leite na menor área possível e, conseqüentemente, gerando mais lucro para o produtor.
As informações são do jornal Estado de Minas.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2022

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/12/2015
Abrçs.
MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 07/08/2015
(16) 3411-5600
Fale com os coordenadores do programa, Artur Chinellato e/ou André Novo.
Forte Abraço e Sucesso!!!

SANTA RITA DO PASSA QUATRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/07/2015

EM 01/10/2014

RIO VERDE - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/08/2011
Bom dia!
Tem programa Balde Cheio em Goiás sim!
Entre em contato com o Senar/GO na pessoa do Marcos Bragança que é o responsável pelo programa em Goiás.
Sou eng. agrônomo e na cooperativa que trabalho já iniciamos o programa aqui em Rio Verde.
att,
Eduardo

CORUMBAÍBA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/08/2011
Estamos começando a produzir leite, so que a nossa propriedade fica no Estado de Goiás. Dai vi na TV falando sobre o programa Balde Cheio e ficamos encantados. Gostaria de saber se esse programa é so no Estado de Minas Gerais, ou se tem aqui em Goiás. Caso não tenha em Goiás, gostaria de ver a possibilidade de implantar na nossa propriedade, e para tanto se tem algum profissional para nos orientar.

MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/04/2008

CAMANDUCAIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/04/2008
Alberto Lanari
Mestrando FEAGRI/Unicamp

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 31/03/2008
Antes de me forma trabalhei com um outros extensionista na região de Juiz de Fora, fazendo estágio com eles, costatei que é um modelo simples que adota tecnologia de baixo custo, aproveitando os recursos disponivéis na fazenda, sem capitalizar investimento muito altos, como adoção de controle de índices zootécnicos, levantamento das áreas por meio da utilização de GPS, manejo adequado de pastagens com utilização de pastejo rotacionado e suplementação de baixo custo como: cana-de-açucar + úreia na época da seca; que apesar de estarmos em 2008, ainda é um mito para muitos produtores o uso desta tecnologia, controle anual do calendário de vacinção e vermifugação do rebanho e adimistração de recitas e gastos etc.
Este seria um modelo de exploração tecnicamente viavél para nossa região, onde a maioria dos produtores se encontra descapitalizados para fazer maiores investimentos em maquínas e implementos agrícolas, além disso oneraria os custos, devido á região ser montanhosa dificultando a mecanização agrícola.
Prescisamos nos mobilizar para que este modelo de exploração seja implantado em nossa região, portanto eu atendo umas propriedades aqui na região de juiz de Fora, na divisa do Rio de janeiro, que algumas estão passando por um processo de transformação para seguir a linha deste modelo .
Allan de Oliveira Barbosa
Extensionista

IPATINGA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 30/03/2008
Há cerca de quinze meses iniciamos em nossa região, o Vale do Aço Mineiro, uma experiência assemelhada ao Projeto Balde Cheio, envolvendo cerca de 10 (dez) extensionistas, situados em 10 municipios no entorno de Ipatinga (MG), estes técnicos ficariam incubidos de selecionar em seu municipio uma propriedade demonstrativa em bovinocultura de leite, a partir desta propriedade constitui-se um pequeno núcleo municipal de produtores, que irão interragir com os demais núcleos municipais, em eventos como dias de campo, realizados com uma frequencia mensal.
Apartir desta estrutura: produtores mais propriedades demonstrativas mais extensionistas mais Emater - MG mais prefeituras mais parceiros/outros, se montou um Programa regional de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite no Vale do Aço, onde cada propriedade assistida /acompanhada/controlada será comparada com as demais participantes em um torneio de eficiência anual.
Por ocasião dos encontros entre produtores/extensionistas e dias-de-campos são realizadas avaliações/debates/troca de experiências/difusão de tecnologias/praticas bem sucedidas em cada propriedade selecionada; assim está caminhando o programa que já apresenta alguns resultados positivos, e uma significativa mobilização de produtores, que já participaram de algumas ações no municipio circunvizinho de Inhapim (MG), onde o Programa Balde Cheio já está implantado; Está é a nossa experiencia em estar encontrando alternativas (enquanto não se chega ao Balde Cheio).
Desta forma como uma formula onde os principais ingredientes são: mobilização + envolvimento + participação + integração + divulgação + bons produtores + profissionais competentes estamos canhinhando/avançando rumo aos bons resultados; concluimos a instalação de um Campo agrostológico de forrageiras/leguminosas/adubação verde objetivando conhecer as melhores pastagens para nossa região(fotos disponiveis, quando solicitadas.
Veja um exemplo concreto de nossas ações: na última sexta(28/03/2008) realizamos um Dia de Campo na propriedade demonstrativa do Municipio de Timotéo: presença de 75 produtores, 20 extensionistas, revendedores de produtos agropecuários. lideranças politicas, inclusive o Prefeito Municipal /imprens/outros, conhecendo uma propriedade com pastejo rotacionado/ordenha mecanica/matrizes selecionadas e bons resultados

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/03/2008

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/03/2008
LUZ - MINAS GERAIS
EM 20/03/2008
Em pouco tempo, passamos a alcançar resultados como, diminuição de custos, aumento na produção e um dos resultados mais importantes considerados por todos os envolvidos foi a mudança do produtor, que passou a realizar os controles, anotações e melhorou sua percepção frente ao mercado, estando atento e preocupado com a gestão de sua empresa.
Fico muito satisfeito pelo trabalho realizado pelos colegas de Uberlândia e espero que todos os municípios façam o mesmo, busquem juntamente com o projeto ajudar o pequeno produtor.
Parabéns e sucesso a todos.

PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/03/2008

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 14/03/2008
O pontecial de produção de leite em pastagens tropicais são grandes e seus limites ainda são imperceptíveis, quando o sistema perder o complexo de inferioridade, o produtor souber manejá-las corrertamente, ousando introduzir vacas leiteiras especislizdas, com boa persistência alta produção, o Brasil poderá ser o maior produtor de leite do mundo.

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/03/2008
Abraços a todos e parabens

PARÁ DE MINAS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 13/03/2008
37-3231-6336
unigrao@unigrao.com.br
MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 07/03/2008
Parabéns a todos(as) que acreditam no "Balde Cheio".
Um forte abraço!!!
Sucesso!!!

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/03/2008
Parabéns, Odelmo.